Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54854
Type: Monografia (especialização)
Title: Participação e representação no Conselho de Educação de Guanambi - BA
Authors: Adriana Malheiros Castro
First Advisor: Debora Rezende
First Referee: Eduardo Moreira da Silva
Second Referee: Leonardo Barros Soares
Abstract: Este trabalho apresenta uma pesquisa para se pensar como a participação e a representação se manifestam no Conselho Municipal de Educação de Guanambi Ba. Seu desenvolvimento foi perpassado por questões acerca da democracia no Brasil e de como a mesma vem ganhando terreno a partir das instituições participativas espalhadas pelo país afora. Fato que vem contribuindo significativamente para a efetivação e implementação de políticas públicas que atendam de forma coerente e adequada aos cidadãos e cidadãs brasileiras. A pesquisa teve como objetivo descobrir como se dão os processos de participação e representação no Conselho Municipal de Educação de Guanambi. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada e conversas informais com representantes (conselheiros) e representados (professores, discentes e docentes do ensino superior, diretores municipais, unidades executoras), bem como visitas às escolas para entrevista e conversa com professores e diretores sobre a atuação do conselho de educação e, entrevista com a secretária executiva do Conselho. Os resultados retratam que o Conselho de Educação de Guanambi é uma instituição participativa diversificada, que abarca vários segmentos da sociedade civil, com pluralidade de ideias, de comprometimento e de conhecimento entre os conselheiros, uma vez que esses, em sua maioria, são sujeitos bastante envolvidos com a educação do município percebe-se que quanto maior a sua formação e experiência na área educacional, mais comprometidos são. Ficou evidente ainda, que boa parte de seus representados, sentem-se de fato representados e avaliam participação de seu representante como boa. No entanto, os próprios conselheiros perceberam que sua participação e sua representação precisam ser repensadas e melhoradas.
Abstract: This work presents a research to think how the participation and the representation are manifest in the Municipal Board of Education of Guanambi-Ba. Developing by questions about democracy in Brazil and how it is developing from the participatory institutions spread around the country. It has contributed significantly to the execution and implementation of pubic policies that they reach the consistent and appropriate form the Brazilian citizens. The goal of it was find out how the processes of participation and representation in Municipal Board of Education of Guanambi. Then, it was developed a field with a qualitative approach, whose instruments were: semistructured interview and informal conversations with representatives (councilors) and represented (teachers, students, and teachers in higher education, municipal directors, executive units) as well as visits to schools to interview and talk with teachers and principals about the performance of the board of education, and an interview with the executive secretary of the board. Results indicate that the Board of Education is a diversified and participatory institution, that get to involve various segments of civil society, whit plurality of ideas, of commitment and knowledge among member, most of the case, people are extremely involved with the education of the municipality How bigger the trainnig and experience in education, they are more committed. It was evident also that their constituents feel the reality represented and they evaluated their participation a good. However, the own members realized that their participation and their representation need to be rethought and improved.
Subject: Democracia
Participação
Conselhos de educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54854
Issue Date: 2-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Democ. Part., Repúb. e Mov. Sociais EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Malheiros Castro - 14.10.2015.pdf680.82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons