Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/54869
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alocação de torres ao longo de traçados de linhas de transmissão aéreas (LTAs) |
Autor(es): | Guilherme Esteves Mendes Campos |
primer Tutor: | Wallace do Couto Boaventura |
primer Co-tutor: | Vinicius Mariano Gonçalves |
primer miembro del tribunal : | João Antônio de Vasconcelos |
Segundo miembro del tribunal: | Eduardo Gontijo Carrano |
Resumen: | Este trabalho apresenta a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos por meio de um algoritmo computacional que tem por objetivo determinar a alocação de torres de transmissão de energia ao longo de traçados de linhas de transmissão aéreas (LTAs) previamente determinados. Esse algoritmo se baseia em técnicas de Algoritmos Genético e tem como entradas critérios elétricos definidos pelos órgãos reguladores, características mecânicas que influenciam na escolha do tipo de torre e atributos da topologia do corredor de implantação da linha, dentre outros dados. O algoritmo desenvolvido foi aplicado a cenários de traçados de linhas de transmissão fictícios e real. Os traçados fictícios foram utilizados para se determinar os valores dos parâmetros que influenciam na execução do algoritmo genético, enquanto o exemplo de traçado real serviu para aplicação e validação da metodologia em um cenário mais próximo ao deparado pelas empresas proponentes durante os leilões de transmissão de energia promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os resultados obtidos com o desenvolvimento do trabalho poderão auxiliar as empresas proponentes nos leilões promovidos pela ANEEL a estimarem melhor os custos iniciais de construção das LTAs, a partir de uma alocação prévia e rápida das torres que já considera a redução dos custos de implantação, e, assim, poderão melhor definir os bids (lances) e obterem mais sucesso nos leilões. |
Abstract: | This work presents the methodology developed and the results obtained through a computational algorithm that aims to determine the allocation of power transmission towers along previously determined overhead transmission lines. This algorithm is based on Genetic Algorithm techniques and has as inputs electrical criteria defined by regulatory agencies, mechanical characteristics that influence the choice of tower type and attributes of the topology of the line's implementation corridor, among other data. The developed algorithm was applied to fictitious and real transmission lines scenarios. The fictitious tracings were used to determine the values of the parameters that influence the execution of the genetic algorithm, while the example of a real tracing served to apply and validate the methodology in a scenario closer to that encountered by the bidders during the energy transmission auctions, promoted by the Brazilian National Electric Energy Agency (ANEEL). The results obtained with the development of the work may help the bidders in the auctions promoted by ANEEL to better estimate the initial costs of construction of the lines, by giving a preliminary and fast allocation of the towers that already considers the reduction of the implantation costs, and, thus, they will be able to better define the bid and obtain more success in the auctions. |
Asunto: | Engenharia elétrica Linha de transmissão Algoritmos genéticos Energia elétrica - Transmissão Leilões |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54869 |
Fecha del documento: | 27-may-2022 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guilherme Campos - Alocação de Torres ao Longo de Traçados de Linhas de Transmissão Aéreas (LTAs) - final.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons