Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54881
Type: Artigo de Periódico
Title: E-learning and simulation in a pré-hospitalar emergency course: participants perspective
Other Titles: Curso de emergência utilizando E-learning e simulação: visão do participante
Authors: Maria do Carmo Barros de Melo
Nara lc Silva
Alaneir de Fatima Dos Santos
Humberto José Alves
Abstract: O uso da simulação e da educação a distância tem aumentado consideravelmente na área da saúde,permitindo o desenvolvimento de competências de forma ética e segura. O objetivo deste artigo é descrever a concepção e a avaliação de um curso semipresencial de emergência pré-hospitalar para médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Brasil. O curso a distância foi composto por 13 aulas, e a parte presencial por dez estações temáticas. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado (escala de Likert) como forma de avaliar o curso. Participaram do curso 203 (63,6%) médicos e 116 (36,4%) enfermeiros. A maioria dos médicos (72,1%) tinha terminado seus estudos havia mais de cinco anos e tinha pouca prática (72,9%) em medidas de suporte avançado de vida. O curso a distância foi bem avaliado quanto a qualidade geral e dos vídeos, uso de imagens e animações, e usabilidade do sistema. A plataforma de ensino foi considerada amigável. A parte de simulação foi bem avaliada. O curso utilizou metodologia baseada em simulação e educação a distância, sendo bem avaliado. A plataforma de ensino foi classificada como boa e de fácil utilização.
Abstract: The use of simulation and e-learning has increased considerably in healthcare related educational activities, enabling the acquisition of skills ethically and safely. The objective is to describe the design and evaluation of a semi-distance pre-hospital emergency course for physicians and nurses at the Public Health Department of Belo Horizonte City, Minas Gerais, Brazil. The course comprised 13 online lessons and ten stations, which used simulated scenarios. The participants answered a semi-structured questionnaire using the Likert scale to evaluate the course. Course participation included 203 (63.6%) physicians and 116 (36.4%) nurses; most physicians (72.1%) had finished their studies over five years prior to the study, and had little practice (72.9%) on advanced life support measures. The distance course was well evaluated in terms of general quality, video quality, use of images and animations and usability. The e-learning system was considered to be user friendly by doctors and nurses, and the practical activities were well rated. The course used methodology based on simulation and distance education, and received positive evaluations. The system was rated as good and easy to use.
Subject: Treinamento por Simulação
Medicina de Emergência
Educação a Distância
Educação Médica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54881
Issue Date: 8-Mar-2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbem/a/fKwPJwdz3wPsjjbvJsTC6QP/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Médica
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.