Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGabriela Koltermannpt_BR
dc.creatorNatália Beckerpt_BR
dc.creatorJúlia Beatriz Lopes-Silvapt_BR
dc.creatorMariuche Rodrigues de Almeida Gomidespt_BR
dc.creatorGiulia Moreira Paivapt_BR
dc.creatorVitor Geraldi Haasept_BR
dc.creatorJerusa Fumagalli de Sallespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T20:36:49Z-
dc.date.available2023-06-13T20:36:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage47pt_BR
dc.citation.epage55pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1980-57642020dn14-010008pt_BR
dc.identifier.issn1980-5764pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54892-
dc.description.abstractIntrodução: Dificuldades de leitura (DL) e sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) frequentemente coocorrem em crianças escolares. Métodos: O presente estudo comparou o desempenho em FE “frias” e processamento fonológico de 216 crianças brasileiras de 3ª e 4ª anos, que foram divididas em três grupos: apenas com sintomas de TDAH, apenas em DL e controles. Resultados: As análises de MANOVA, controlando para idade e inteligência não-verbal, indicaram que o grupo com DL apresentou desempenho significativamente inferior ao grupo com sintomas de TDAH nas medidas de processamento fonológico (consciência fonológica, memória verbal de curto prazo e acesso lexical) e em componentes das FE “frias” (fluência verbal ortográfica e velocidade de processamento). O grupo com sintomas de TDAH não se diferiram do grupo controle na maior parte das tarefas de FE “frias”. Ambos os grupos com sintomas de TDAH e DL apresentaram desempenhos significativamente menores (mais erros) em comparação às crianças de desenvolvimento típico na tarefa de Nomeação Seriada Rápida de figuras que avalia o componente de controle inibitório, e o desempenho foi semelhante entre os grupos. Conclusão: Conclui-se que crianças com DL apresentam maior comprometimento em processamento fonológico e FE “frias” em comparação àquelas com sintomas de TDAH e que déficits no controle inibitório podem ser compartilhados entre crianças com ambas as condições.pt_BR
dc.description.resumoIntroduction: Reading disability (RD) and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) symptoms often co-occur in school-age children. Methods: The present study evaluated the performance of 216 Brazilian children from 3rd and 4th grades on “cool” executive function (EF) abilities and phonological processing. The children were divided into three groups: those with ADHD symptoms only, those with RD only, and controls. Results: MANOVA analyses, controlling for age and nonverbal intelligence, showed worse performance for the RD group, compared to the ADHD symptoms group, on measures of phonological processing (phonemic awareness, phonological short-term memory, and lexical access) and “cool” EF components (orthographic verbal fluency and processing speed). The ADHD symptoms group did not differ from the control group on the majority of the “cool” EF tasks. Compared to the control group, the ADHD symptoms group and the RD group both showed significantly more errors in rapid automatized naming of figures, which evaluates the inhibition component of EF; performance on this task was similar for these groups. Conclusion: We conclude that children with RD have greater impairment in phonological processing and “cool” EF compared to those with ADHD symptoms. Furthermore, deficits in inhibitory control may be shared among children with both conditions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofDementia & Neuropsychologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectattention deficit hyperactivity disorderpt_BR
dc.subjectreading disabilitypt_BR
dc.subjectcognitionpt_BR
dc.subjectchildpt_BR
dc.subjectneuropsychologypt_BR
dc.subject.otherTranstorno do Deficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subject.otherDislexiapt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherCriançapt_BR
dc.subject.otherNeuropsicologiapt_BR
dc.titleAre “cool” executive function impairments more salient in ADHD symptoms than in reading disability?pt_BR
dc.title.alternativeDéficits em funções executivas “frias” são mais salientes nos sintomas de TDAH que na dificuldade de leitura?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/dn/a/HzHDjCbmKjDY6kYsNm3CZRy/?lang=enpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1839-0575pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5356-0875pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9224-3242pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0329-0328pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8505-0837pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1906-7702pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0877-488Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.