Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54902
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T00:15:57Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T00:15:57Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.volume | 23 | pt_BR |
dc.citation.issue | 55 | pt_BR |
dc.citation.spage | 148 | pt_BR |
dc.citation.epage | 169 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.29327/227811.23.55-7 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-0801 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54902 | - |
dc.description.abstract | Based on cultural studies and gender studies, this article analyzes the gendered subject positions made available by four animated films: Toy Story, Monsters Inc., Finding Nemo and The Incredibles. As a methodology, screen ethnography and Foucauldian-inspired discourse analysis were used. The analysis concluded that in these films, the positions of romantic, irrational and childlike subjects are demanded for women and, for men, the position of caregiver, courageous and heroic subject. In this sense, the films analyzed combine the dissemination of female positions widely known in our society, particularly with regard to a femininity based on heteronormative patterns, while presenting small cracks through which other subjectivities may emerge. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com base nos estudos culturais e nos estudos de gênero, este artigo analisa as posições de sujeito generificadas disponibilizadas por quatro filmes de animação: Toy Story, Monstros S.A, Procurando Nemo e Os Incríveis. Como metodologia, utilizou-se a etnografia da tela e análise de discurso de inspiração foucaultiana. A análise concluiu que nesses filmes demandam-se para as mulheres as posições de sujeito romântica, irracional e infantil e, para os homens, a posição de sujeito cuidador, corajoso e herói. Nesse sentido, os filmes analisados combinam a divulgação de posições femininas amplamente conhecidas em nossa sociedade, particularmente no que se refere a uma feminilidade pautada em padrões heteronormativos, ao mesmo tempo em que apresenta pequenas fissuras por meio das quais outras subjetividades podem emergir. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Textura - Revista de Educação e Letras | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Pedagogias culturais | pt_BR |
dc.subject | Filmes infantis | pt_BR |
dc.subject.other | Filmes infantojuvenis | pt_BR |
dc.subject.other | Mulheres - Identidade | pt_BR |
dc.title | Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender Pedagogies in children's animation films: romantism, heroism and infatility for the production of feminilities and male | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6369 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0668-1989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação_ romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades.pdf | 16.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.