Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54944
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorJorge Santa Annapt_BR
dc.creatorCélia da Consolação Diaspt_BR
dc.creatorBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculanpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-14T20:53:19Z-
dc.date.available2023-06-14T20:53:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage20pt_BR
dc.identifier.issn2177-3688pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54944-
dc.description.abstractWe present research results whose objective was to identify that the Information Science literature discusses the information mediation as a facilitator of the university libraries reference service, considering the period from 2008 to 2018. The methodology included a descriptive research, mixed approach, and literature review conducted in the LISA, ISTA and LISTA databases, using the words “Reference Service” and “University Libraries”, selecting as articles of analysis only articles published in journals. From the research carried out in the 33 selected articles, it was concluded that the mediation facilitates or contributes to the practice of the referral service, both in person and digital, enabling the expansion of this service. Through mediation, it is possible to bring professionals closer to users, and thus ensure the use of the collections, thus conditioning the adequacy of the library, as demanded. Thus, it is inferred that mediation is, at the same time, action and reaction, whose main elements of this process are professionals, users and information, being technologies instruments that promote interaction between them.pt_BR
dc.description.resumoApresenta-se resultado de pesquisa cujo objetivo se concentrou em identificar de que a literatura da Ciência da Informação discute a mediação da informação como facilitadora do serviço de referência das bibliotecas universitárias, considerando o período de 2008 a 2018. A metodologia contemplou uma pesquisa descritiva, de abordagem mista, e revisão de literatura realizada nas Bases LISA, ISTA e LISTA, com uso das palavras “Reference Service” e “University Libraries”, selecionando como materiais de análise, apenas, artigos publicados em periódicos. A partir da investigação realizada nos 33 artigos selecionados, concluiu-se que a mediação facilita ou contribui com a prática do serviço de referência, tanto no âmbito presencial quanto digital, possibilitando a expansão desse serviço. Por meio da mediação, é possível aproximar profissionais de usuários, e, dessa forma, garantir o uso dos acervos, por conseguinte, condicionar a adequação da biblioteca, conforme necessidades demandadas. Assim, infere-se que a mediação é, ao mesmo tempo, ação e reação, cujos elementos principais desse processo são os profissionais, usuários e a informação, sendo as tecnologias instrumentos que promovem a interação entre eles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectServiço de referênciapt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas - Serviço de referênciapt_BR
dc.subject.otherBibliotecas universitárias - Serviço de referênciapt_BR
dc.subject.otherMediaçãopt_BR
dc.titleMediação da informação como facilitadora do serviço de referênciaem bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.title.alternativeMediation of information as facilitator of the reference service in university librariespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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