Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54948
Tipo: Dissertação
Título: Pânico moral e as apropriações do obsceno como gestão dos afetos políticos pela extrema-direita
Título(s) alternativo(s): Moral panic and the appropriations of the obscene as a management of political affects by the extreme-right wing
Autor(es): Fábio de Carvalho Penido
Primeiro Orientador: Roberta Veiga
Primeiro Coorientador: Marco Aurélio Sousa Alves
Primeiro membro da banca : Mariana Baltar Freire
Segundo membro da banca: André Guimarães Brasil
Resumo: A dissertação investiga escândalos midiáticos da política brasileira recente a partir do mapeamento das apropriações do obsceno. Os fenômenos analisados exemplificam algumas das tantas utilizações de imagens e discursos que almejam afetar e mobilizar politicamente seus espectadores sob o signo de um embate ou ameaça com a moral tradicional e conservadora. Tal forma de engajamento se mostra decisiva na consolidação do bolsonarismo como um movimento que tem na fabricação de pânicos morais uma de suas mais reincidentes estratégias, bem como na sua reiterada colocação em cena do obsceno. Mas o uso estratégico do obsceno faz parte de uma atmosfera ainda mais ampla da realidade política nacional, seja no mote da anticorrupção, que se utiliza de representações de corpos e situações obscenas como ferramenta na propagação de sua lógica, seja como ferramenta de subjetivação política de artistas LGBTQIA+ e coletivos queer. Tal paradigma complexo expõe a necessidade de se pensar uma pragmática das imagens obscenas que, para além de uma filosofia da imagem que persiga a essência do obsceno, do pornográfico e tantas outras adjetivações das imagens e discursos – amiúde derrogatórias –, mapeie os fenômenos midiatizados em que elas incorrem e onde ganham seus significados socialmente construídos. A dissertação se presta às análises imanentes, ao estudo das apropriações de seus objetos de interesse e a uma incursão em busca de paralelos históricos para averiguar onde o obsceno também foi instrumento de vontades políticas coletivas.
Abstract: This dissertation investigates recent midiatic scandals in brazilian politics in order to map the appropriations of the obscene. The analyzed phenomena exemplifies some of the many uses of images and discourse that aims to affect and politically mobilize its spectators under the sign of a threat to the traditional and conservative moral standards of its society. Such a way of engagement shows itself to be decisive in the consolidation of bolsonarism as a movement that reincidentaly fabricates moral panics by way of putting the obscene on scene. But the strategic use of the obscene is part of a much broader national political atmosphere, be it in the anticorruption discourse, that makes use of obscene bodies and situations as a tool to propel its logic, or be it in its use subjetivation instrument by LGBTQIA+ artists and queer collectives. Such a complex paradigm exposes the need to think a pragmatic of the image that, moving beyond a philosophy that aims to find a essence to the obscene, the pornographic and many other adjectives used toward images and discourse – many times, in derogatory ways –, maps the midiatic phenomena in which the occur and gain their socially constructed meanings. This dissertations aims to make immanent analyses, study the appropriations of its objects of interest in the World Wide Web, and finally to draw historical parallels to understand how else was obscenity used as a collective political tool.
Assunto: Comunicação - Teses
Pânico - Teses
Ética - Teses
Ciência política - Filosofia - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/54948
Data do documento: 15-Dez-2022
Término do Embargo: 15-Dez-2024
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