Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54949
Type: Dissertação
Title: Empreendedorismo materno : sentidos e significados para o grupo "Amor de Mãe" de Belo Horizonte/MG
Authors: Bárbara de Cruz Maciel
First Advisor: Ingrid Faria Gianordoli Nascimento
First Co-advisor: Fabrício Veliq Barbosa
First Referee: Luciene Alves Miguez Naiff
Second Referee: Alessandro Vinícius de Paula
Abstract: O empreendedorismo feminino se configura em características indissociáveis das lutas sociais do feminismo, que evidenciaram as diferenças de gênero. Advindo do empreendedorismo feminino, o Empreendedorismo Materno é uma forma de designar as mulheres que empreendem após a experiência da maternidade e que, muitas vezes, se organizam em grupos sociais digitais, como o grupo autodenominado de Empreendedorismo Materno “Amor de Mãe”, em Belo Horizonte/MG, escolhido para o estudo de caso. A relação da mulher com a atividade profissional, em geral, pode ser modificada após a maternidade devido ao processo de construção da identidade feminina, baseada em marcadores sociais que forjam nas mulheres a sua condição subjetiva e seus papéis na sociedade. Os termos empoderamento e empreendedorismo, frequentemente associados, parecem dizer de práticas e estratégias comuns para a promoção de mudanças sociais para as mulheres. No entanto, o que se percebe é que muitas vezes os termos são esvaziados em seus conceitos e aplicações, apoiados no discurso neoliberal. Nosso estudo busca identificar e compreender os sentidos e significados de Empreendedorismo Materno para o grupo “Amor de Mãe”, baseando-se nos conceitos teóricos de empreendedorismo, gênero e empoderamento feminino, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória qualitativa, que utiliza como lócus de coleta de dados documentais os registros textuais publicados no InstagramⓇ do referido grupo. A análise de conteúdo temática evidenciou que há duas subcategorias em comum entre os eixos temáticos empreendedorismo e empoderamento, sendo essas a geração de renda e a coletividade de mulheres, indicando que os principais elementos que dão sentido à representação de Empreendedorismo Materno para o “Amor de Mãe” são a geração de renda por meio da ação coletiva de mulheres. Estudos que reputam as diferenças de gênero no comportamento empreendedor favorecem o avanço de teorias e a disseminação de discussões que incluam esferas políticas e públicas, para além do ambiente acadêmico.
Abstract: Female Entrepreneurship is configured in characteristics that are inseparable from the social struggles of feminism, which highlighted gender differences. Coming from female entrepreneurship, Maternal Entrepreneurship is a way of designating women who do business as entrepreneurs after the experience of motherhood and who often organize themselves into digital social groups, such as the self-named group of Maternal Entrepreneurship “Mother’s love”, in Belo Horizonte, Brazil, which was chosen for this case study. The woman’s relationship with professional activity, in general, can be modified after motherhood due to the process of construction of the female identity, based on social markers that forge in women their subjective condition and their roles in society. The terms empowerment and entrepreneurship, often associated, seem to speak of common practices and strategies for promoting social changes for women. However, what is perceived is that the terms are often emptied in their concepts and applications, supported by the neoliberal discourse. Our study seeks to identify and understand the senses and meanings of Maternal E ntrepreneurship for the group “Mother’s love”, based on the theoretical concepts of entrepreneurship, gender and female empowerment, characterizing itself as a qualitative exploratory research, which uses as a locus for collecting of documentary data the textual records published on InstagramⓇ ofthe referred group. The thematic content analysis showed that there are two subcategories in common between the thematic axes entrepreneurship and empowerment, namely income generation and women’s collectivity, indicating that the main element that give meaning to the representation of Maternal Entrepreneurship for “Mother’s love” are the generation of income through the collective action of women. Studies that consider gender differences in entrepreneurial behavior favor the advance of theories and the dissemination of discussions that include political and public spheres, beyond the academic environment.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54949
Issue Date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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