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http://hdl.handle.net/1843/54963
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Luiz Cláudio Monteiro Montenegro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2914959784072001 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Roberto Galery | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Michel Melo Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Edenilson José da Silva Filho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T20:20:56Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T20:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54963 | - |
dc.description.abstract | Este estudo avalia uma operação de embarque portuário para exportação de minério de ferro para Europa e Ásia. Retomadoras de caçamba, com capacidade nominal de 8 ktph cada, recuperam o material das pilhas. As capacidades dos transportadores a jusante e o padrão de recuperação irregular, acentuado por variações de fim de cone e fim de pilha, impedem a operação de pico simultânea das retomadoras, o que resulta em taxas de carregamento de navios abaixo da capacidade nominal. Um modelo de simulação dinâmica foi construído no Arena®, combinando as capacidades de embarque e de retomada, número de retomadoras e possível inclusão de um silo de regularização. Os resultados indicaram a necessidade de um novo silo de regularização, além de definir sua capacidade (1 000 t). | pt_BR |
dc.description.resumo | This study evaluates a port shipment operation to export iron ore to Europe and Asia. Bucket reclaimers, with 8 ktph nominal capacity each, recover material from stockpiles. Downstream conveyors capacities, and irregular reclaiming pattern, accentuated by end-of-cone and end-of-pile variations, prevent reclaimers simultaneous peak operation, which results in ship loading rates below nominal capacity. A dynamic simulation model was built in Arena®, combining shipping and reclaiming capacities, number of reclaimers and possible inclusion of a regularization bin. Results indicated the need for a new regularization bin, besides defining its capacity (1 000 t). | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MINAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Engenharia de Recursos Minerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Iron Ore | pt_BR |
dc.subject | Dynamic simulation | pt_BR |
dc.subject | Shipment regularization | pt_BR |
dc.subject.other | Minas e recursos minerais | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia mineral | pt_BR |
dc.subject.other | Minérios de ferro | pt_BR |
dc.subject.other | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.title | Dynamic simulation of a port terminal shipment operation for iron ore exportation | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.description.embargo | 2025-02-27 | - |
Appears in Collections: | Especialização em Engenharia de Recursos Minerais |
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