Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55040
Type: Tese
Title: Entre campos de poder : think tanks e opinião pública
Other Titles: Between fields of power : think tanks and public opinion
Authors: Juliana Cristina Rosa Hauck
First Advisor: Natália Guimarães Duarte Sátyro
First Referee: Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos
Second Referee: Bruno Pinheiro Wanderley Reis
Third Referee: Reginaldo Carmello Correa Moraes
metadata.dc.contributor.referee4: Pablo Silva Cesario
metadata.dc.contributor.referee5: Hernan Ramiro Ramirez
Abstract: Baseada nas concepções de que o discurso engendra mudança política e que a opinião pública é fator significativo para pressionar a ocorrência dessas mudanças, esta tese se dedica a explicar como organizações reconhecidas como think tanks no Brasil estruturam seu modus operandi para aumentar seu potencial de influência com a opinião pública. Utilizamos um arcabouço téorico-conceitual relacional, cujo cerne está nas relações estabelecidas pela organização principalmente com os campos de poder da mídia, política, produção de conhecimento e negócios. Observando o afastamento ou aproximação com esses campos, a partir de quais especialistas recrutam e quais parceiros se relacionam, buscamos explicar os níveis de potencial de influência sobre a opinião pública dos casos analisados. Trabalhamos um universo de 10 casos dos quais 04 são organizações com perfil pró-mercado, 03 possuem um alinhamento ideológico indefinido e outros 03 são casos com perfil progressista, para adequado exercício comparativo que nos permitiu tecer conclusões robustas. Identificamos que as combinações de afastamento e aproximação dos campos de poder utilizadas pelas organizações com perfil progressista e indefinido têm gerado menores potenciais de influência sobre a opinião pública do que as utilizadas pelas organizações com perfil pró-mercado. Para além das implicações teórico-conceituais e da projeção de agenda de pesquisa sobre o tema dos think tanks, esses resultados tomam grande relevância quando observamos as contribuições dessas organizações pró-mercado para a “guerra das ideias” na política brasileira que, em última instância, impactaram os resultados eleitorais e os quadros de decisores governamentais recentes.
Abstract: Based on the notions that discourse engenders political change and that public opinion is a significant factor in pressuring such changes, this thesis is dedicated to explaining how organizations recognized as think tanks in Brazil structure their modus operandi to increase their potential of influence on public opinion. We used a relational theoretic- conceptual framework, whose core lies in the relations established by the organization specially with four fields of power: media, politics, knowledge production and business. Observing the distancing and approaching dance of the organizations to these fields – assessing which experts they recruit and which partners they relate – we seek to explain the levels of potential influence on public opinion of the cases analyzed. We studied 10 cases of which 04 have a pro market ideological profile, 03 are undefined ideologically and other 03 have a progressive profile. This diversity enabled a proper comparative analysis and more generalized conclusions. We found that the combinations of distancing and approximation of the fields of power used by organizations with progressive and undefined profile generated lower potentials of influence on public opinion than those used by organizations with a pro market profile. Beyond the theoretical-conceptual implications and the projection of a think tank research agenda, these results become very relevant when we look at the contributions of these pro market organizations to the “war of ideas” in politics, that ultimately impacted the recent elections results and the boards of governamental decision makers.
Subject: Ciência política - Teses
Institutos de pesquisa - Teses
Opinião pública - Teses
Joyce Athie da Costa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55040
Issue Date: 20-Aug-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HAUCK Juliana 2019 Entre campos de poder - think tanks e opinião pública.pdf14.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.