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Type: Monografia (especialização)
Title: Análise das teorias do voto
Authors: Gilberto Batista
First Advisor: Magna Maria Inácio
Abstract: Trata-se de trabalho final de curso de especialização em marketing político e opinião pública em que o autor desenvolve, com base na literatura nacional, uma discussão acerca das principais teorias sobre campanhas eleitorais. Inicia-se, com a apresentação de teorias explicativas do voto e o comportamento eleitoral, táticas de comunicação política e elaboração de possíveis cenários são apresentadas como prioridade inicial para o posicionamento do candidato (a), e dedução de mensagens de apelo ao voto que tragam certa coerência entre a imagem do candidato, a percepção do eleitorado e o seu posicionamento. Através de impressões iniciais de líderes de campanha, a experiência do candidato e dos consultores contratados, é possível planejar e administrar as sucessivas etapas de uma campanha que pretende ser vitoriosa. O autor do texto retorna às fontes da literatura especializada numa releitura de detalhes impressionantes já vivenciados por profissionais do marketing, recorrendo a depoimentos sobre os modos de agir profissionalmente em disputas eleitorais. Os resultados obtidos em algumas eleições demonstram de certa forma, o que aconteceu no desenrolar do trabalho, que elementos de possíveis apreensões compõem as cenas, o que é factível, bem como viabilizar formas assertivas de condução à vitória nas urnas. Estas condições preestabelecidas resultam de pesquisas qualitativas e quantitativas, visto que, embora como será pontuado, a sorte num empate eleitoral, é algo a ser menos considerado, pois eleição se relaciona com certa lógica, e é sobre isto que as análises criticas vão contribuir. Ensaios que abordam o tema em retrospectiva, foram buscados para a construção do texto, como as atitudes de racionalidade dos cidadãos entorno do assunto, bem como a tomada de posição frente à disputa, o que é possível depreender do processo mental e racional sobre o comportamento humano, quais são as estratégias utilizadas no decurso do processo de discussão e de decisão do voto, como conquista-lo em favor do candidato, são questões que orientam esse trabalho Finalmente, em quem votar, e as razões para esta confirmação são elementos a serem tratados na campanha cujo sucesso, para autores experimentados é passível de prever (LAVAREDA, 2009; RIBEIRO MENDES, 2006).
Abstract: It is the final work of a specialization course in political marketing and public opinion in which the author develops, based on the literature disseminated in lectures and consulted in libraries, a discussion about the main theories on the electoral theme, the political dispute andthe decision of the vote in perspective of the elaboration of a campaign for the candidate Gilberto Batista, author of this text. It begins with the presentation of explanatory theories of voting and electoral behavior, in which four theories on political decision and voting are focused and enumerated. The author draws attention to the explanatory model of voting, obtained on the basis of methods of behavioral studies, as defined by the Michigan School, on electoral behavior and voting decision. According to this knowledge, the explanatory model and the methodology adopted by it, which are examined questions, when confirmed its hypotheses, is susceptible of generalizations for a larger contingent of the population. Tests of this theory have prompted their authors to claim their recognition by the scientific world as a scientific theory. Strategy for the conquest of the electorate, such as those adopted by political communication and the elaboration of possible scenarios, is presented as an initial priority for the candidate's positioning, and deduction of messages that call for a certain coherencebetween the candidate's image, perception of the electorate and its positioning. Through initial impressions of campaign leaders, the experience of the candidate and the consultants hired, it is possible to plan and manage the successive stages of a campaign that aims to be successful. The author of the text returns to the sources of the specialized literature in a re-reading of impressive details already experienced by marketers, resorting to ways to act professionally in electoral disputes. The well-structured scenarios, proposing something to be accomplished, such as feet on the ground, as well as enable assertive ways of leading to victory at the polls. These pre-established conditions are the result of research, since, although it is pointed out, luck in an electoral tie is something to be considered less, since election is related to a certain logic, and this is what the retrospective electoral analysis contributes (LAVAREDA, 2009;RIBEIRO MENDES, 2006).
Subject: Voto
Eleições
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55049
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:Especialização em Marketing Político

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