Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Érica Anita Baptistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278888495763885pt_BR
dc.creatorLucas Henrique dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T16:54:51Z-
dc.date.available2023-06-18T16:54:51Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55050-
dc.description.abstractThis research looks at how President Dilma Rousseff and President of the Chamber of Deputies Eduardo Cunha appropriate the social network Facebook and the possibilities for interaction and deliberativeness arising. The objective is to identify the pattern of use over a period out of season, since most studies reporting policy in social networks focus on polling periods. To this end, we resort to a literature review of political communication concepts, their strategic use, the use of the Internet and social networks and the concepts of deliberative democracy. The empirical analysis is to cut the period of crisis experienced by the country in 2015 and the antagonism between the Federal Executive and the House of Representatives. To answer the questions posed, we proceeded to a quantitative and qualitative content analysis of the threads of fanpages of the two political actors.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a forma como a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha se apropriam da rede social Facebook e as possibilidades de interação e deliberatividade advindas. O objetivo é identificar o padrão de utilização em um período fora de campanha, visto que a maior parte dos estudos de comunicação política nas redes sociais foca em períodos eleitorais. Para tanto, recorremos a uma revisão bibliográfica dos conceitos de comunicação política, da sua utilização estratégica, o uso da internet e das redes sociais e os conceitos de democracia deliberativa. A análise empírica tem como recorte o período de crise vivenciado pelo país em 2015 e o antagonismo entre o Executivo Federal e a Câmara dos Deputados. Para responder as questões propostas, procedeu-se uma análise de conteúdo quantitativa e qualitativa das postagens das fanpages dos dois atores políticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoralpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação e políticapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectDemocracia deliberativapt_BR
dc.subject.otherComunicação - Aspectos políticospt_BR
dc.subject.otherInternetpt_BR
dc.subject.otherRedes de sociais on-linept_BR
dc.subject.otherDemocraciapt_BR
dc.titleComunicação política nas redes sociais : a utilização do Facebook por Dilma Rousseff e Eduardo Cunhapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Marketing Político

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Versão Final - REVISADA.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.