Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55077
Type: Monografia (especialização)
Title: Desvios policiais : um estudo dos indiciamentos de policiais civis de Minas Gerais pela Corregedoria Geral entre os anos de 2010 e 2015
Authors: Helena de Menezes Vaz de Mello
First Advisor: Bráulio Figueiredo Alves da Silva
Abstract: O presente trabalho fez um estudo sobre a atuação do controle interno da Polícia Civil através da análise de relatórios finais de investigação que sugeriam o indiciamentos de policiais pela Corregedoria-Geral de Polícia Civil de Minas Gerais. Procedeu-se uma descrição do perfil dos policiais indiciados no período de 2010 a 2015, bem como da forma em que se deu o trâmite deste inquérito no órgão até seu encaminhamento para a Justiça. Observou-se o tempo para a conclusão, a tipificação e outras relações pertinentes a desvio policial. A fim de contextualizar as análises, foi apresentado um estudo comparativo de alguns aspectos observados com o resultados apresentados pelo órgão Corregedor no estado do Rio Grande do Sul. Por fim, objetiva-se contribuir com algumas reflexões relativas ao desvio policial, bem como apresenta dados que revelam a atuação da polícia na apuração dos desvios de seus servidores.
Abstract: El presente trabajo realiza un estudio sobre la actuación del control interno de la Policia Civil através de un diagnostico de los informes finales elaborados por los Delegados de Policia, que sugierieron la acusación de policías por la Direccion de Asuntos Internos de la Policia Civil de Minas Gerais, mediante la descripción y analisis del perfil de los policías acusados en el período de 2010 a 2015, asi como por la forma que ocurrio el tramite del procedimiento en la Policia hasta su envio para la Fiscalia, incluyendo la descripción del tiempo para la resolucion, tipificación y otras relaciones pertinentes a la mala con ducta policial. Posteriormente, fue expuesto un estudio comparativo de algunos aspectos observados con los resultados presentados por la la Direccion de Asuntos Internos de la Provincia de Rio Grande del Sur. Por fin, el trabajo aporta con algunas reflexiones en relación a la mala conducta policial, asi como presenta datos que muestran el desempeño de la policia en la investigacion de la mala conducta de los policias.
Subject: Minas Gerais. Policia Civil
Investigações
Policiais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55077
Issue Date: 16-Dec-2016
Appears in Collections:Especialização em Estudos Criminalidade e Segur. Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESVIOS POLICIAIS - monografia revisado 09-01-2017.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.