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dc.contributor.advisor1Carmelita Venerosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209312990835731pt_BR
dc.creatorMíriam Matos Zadorosnypt_BR
dc.date.accessioned2023-06-19T00:52:11Z-
dc.date.available2023-06-19T00:52:11Z-
dc.date.issued2013-02-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55081-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco de interesse compreender como as práticas de agricultura urbana podem estar articuladas às políticas públicas de desenvolvimento local. A agricultura urbana (AU) passou a ganhar importância mundial a partir da discussão sobre o desenvolvimento sustentável e humano. Ainda que continuasse presente nas cidades como uma prática cultural e como alternativa de alimentação e renda para os pobres urbanos, a AU foi praticamente ignorada pela política pública no decorrer do século XX. Atualmente, a maioria dos projetos neste campo é de iniciativa da sociedade civil, ao passo que as iniciativas criadas ou apoiadas pelo poder público são mais escassas. Um dos desafios encontrados pelas práticas de AU diz respeito à continuidade dos projetos. O Programa de Hortas Comunitárias Urbanas de Sete Lagoas (HCU) é um programa de agricultura urbana desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas-MG, que acaba de completar 30 anos de existência. Este trabalho consistiu em um estudo de caso sobre o HCU, com o objetivo de investigar os fatores que contribuíram para o sucesso e continuidade deste programa de agricultura urbana, a partir da visão dos gestores, parceiros estratégicos e beneficiários. A pesquisa revelou algumas características do HCU que podem ser consideradas para explicar a razão de sua continuidade. A principal delas diz respeito ao apoio do poder público na garantia de acesso permanente do agricultor urbano a terreno para cultivo e água, além de outros subsídios que viabilizam a atividade para a população mais pobre. Outra característica do programa é o foco na geração de renda, que atende a uma necessidade central na vida do público beneficiário. A melhoria da segurança alimentar vem como uma consequência da prática da atividade. Outros fatores encontrados foram: a presença de diversas parcerias com órgãos da administração local e entidades de pesquisa e financiamento; a estabilidade da parceria entre o órgão gestor (Prefeitura) e o órgão que tem a responsabilidade técnica sobre o programa (Emater MG); garantia de suporte técnico em agricultura e associativismo; o grau de liberdade e autonomia do produtor na gestão do próprio trabalho; o sistema de associativismo, que gerou o fortalecimento dos agricultores através da participação e da possibilidade de celebrar contratos com entidades públicas e privadas. Foram identificadas dificuldades como a indefinição de papéis entre as entidades parceiras; falta de informações, falhas na administração e avaliação das ações do programa; enfraquecimento das associações devido à reprodução de estruturas de poder no seu interior e falta de entendimento do seu papel político e estratégico por parte dos produtores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em áreas Urbanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura urbanapt_BR
dc.subjectAUPpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectContinuidade e descontinuidade administrativapt_BR
dc.subjectAssociativismopt_BR
dc.subject.otherAgricultura urbanapt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre o Programa de Hortas Comunitárias Urbanas de Sete Lagoas/MG: fatores que contribuíram para o sucesso de um programa de agricultura urbana com 30 anos de existênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação Proj. Soc. Áreas Urbanas

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