Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55089
Tipo: Tese
Título: A subjetividade da matéria: a poética da imagem animada no processo de materialização de memórias
Título(s) alternativo(s): The subjectivity of matter: the poetics of the animated image in the process of materializing memories
Autor(es): Fabio Lucas Belotte
primer Tutor: Leonardo Alvares Vidigal
primer miembro del tribunal : Pedro Cardoso Aspahan
Segundo miembro del tribunal: Marina Estela Graça
Tercer miembro del tribunal: Carlos Henrique Rezende Falci
Cuarto miembro del tribunal: Maria Claudia Bolshaw Gomes
Resumen: Este trabalho investiga a natureza subjetiva da memória e seus processos de armazenamento e evocação, relacionando-os à natureza do registro quadro a quadro da animação. O interesse específico deste estudo é o impacto das memórias traumáticas, seus desdobramentos e possibilidades na narrativa de uma animação. A partir dessa sobreposição, levantam-se conceitos estruturais que podem se correlacionar e produzir efeitos próprios. Alguns exemplos incluem a plasticidade, fragmentação, elaboração onírica e testemunho. Além disso, se aborda o estudo filosófico sobre memória e esquecimento, com ênfase nas implicações éticas e existenciais dos processos de seleção e eliminação de informações. A investigação dos processos neurobiológicos de armazenamento de informações é usada para o entendimento das consequências desses eventos e como eles se relacionam com a matéria. O objetivo é conceituar um campo sensorial para as convenções do registro audiovisual, investigando interações além da linguagem verbal e escrita, a fim de discutir sua relação direta com a matéria. A animação não ficcional oferece uma expectativa embasada na realidade, com elementos que a ancoram, mas que não a reclamam, preocupada em apresentar o mundo de uma amplitude e profundidade que o live-action, a depender do problema, não consegue alcançar.
Abstract: The study investigates the subjective nature of memory and its storage and recall processes in relation to the nature of frame-by-frame animation. The specific focus of this study is on the impact of traumatic memories and their ramifications and possibilities in the narrative of animation. From this overlap, structural concepts are raised that can correlate and produce their own effects. Examples include plasticity, fragmentation, dream elaboration, and testimony. Additionally, the philosophical study of memory and forgetting will also be addressed, with emphasis on the ethical and existential implications of the processes of selection and elimination of information. The investigation of neurobiological processes of information storage is used to understand the consequences of these events and how they relate to the subject matter. The goal is to conceptualize a sensory field for audiovisual recording conventions by investigating interactions beyond verbal and written language and discussing its direct relationship with the subject matter. Non-fictional animation offers an expectation based on reality, with elements that anchor it but do not claim it, concerned with presenting the world with a breadth and depth that live-action, depending on the problem, cannot achieve.
Asunto: Animação (Cinematografia)
Documentário (Cinema)
Memória na arte
Memória (Filosofia)
Memória
Arte e filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55089
Fecha del documento: 30-mar-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE_FABIOBELOTTE_VERSÃO BIBLIOTECA.pdf7.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons