Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55144
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Políticas, protocolos e práticas de aborto: percepção de profissionais da saúde de duas maternidades públicas de Belo Horizonte.
Autor(es): Jerlianne Ribeiro de Oliveira
Primeiro Orientador: Nágela Cristine Pinheiro Santos
Segundo Orientador: Érica Dumont Pena
Primeiro membro da banca : Nágela Cristine Pinheiro Santos
Segundo membro da banca: Érica Dumont Pena
Terceiro membro da banca: Torcata Amorim
Quarto membro da banca: Mônica das Graças de Azevedo
Resumo: Introdução: A interrupção voluntária da gravidez (IVG) é o fenômeno da vida reprodutiva de pessoas com útero, estima-se que um a cada quatro indivíduos em idade reprodutiva no Brasil tenham vivenciado esse processo. É preciso debater políticas inclusivas, repensar a assistência e debater a legalização do aborto, uma vez que mulheres morrem diariamente por não terem direito ao aborto legal. Justificativa: O aborto é um problema de saúde pública no Brasil, é uma das principais causa de morte materna no mundo e seu número vem apresentando ascendência com o passar dos anos. Objetivo: Compreender as perspectivas dos profissionais de saúde envolvidos na assistência à mulher no processo de abortamento em duas maternidades públicas. Metodologia: Estudo qualitativo, realizado por meio de entrevista estruturada autoaplicável, onde foi realizada a análise do discurso dos(as) participantes, para compreender o fenômeno e suas subjetividades. Resultados: Por meio dos relatos dos(as) profissionais, podemos perceber a ausência de protocolos que norteiam a assistência e práticas não usuais/atualizadas, o que impacta diretamente na assistência ofertada e na experiência de cuidado da mulher. Considerações finais: O aborto é um acontecimento multifatorial e de grande repercussão na saúde pública. É necessário repensar e avançar em políticas públicas mais abrangentes e mais acesso aos meios legais, que permitirão maior acesso aos direitos garantidos a essas pessoas por lei. Ainda é necessário avançar nessa pauta, especialmente em relação às produções científicas, que ainda tratam da temática sem grandes aprofundamentos.
Assunto: Aborto
Aborto Criminoso
Humanização da Assistência
Violência de Gênero
Violência
Enfermagem
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55144
Data do documento: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_TCR versão repositorio (1).pdf445.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.