Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55203
Type: Artigo de Evento
Title: Formação do pedagogo para atuar no ambiente hospitalar: um olhar do graduando de pedagogia
Other Titles: Education of the pedagogue to work in the hospital environment: a view of the pedagogy student
Authors: Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro
Nilzilene Imaculada Lucindo
Daniel Cardoso Alves
Abstract: Este texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa associada a um projeto de extensão de Pedagogia Hospitalar, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, o qual tem como objetivo oferecer atendimento pedagógico a crianças e adolescentes afastados da escola em virtude de tratamento hospitalar. A metodologia compreendeu a aplicação de um questionário para 25 graduandos do curso de Pedagogia que atuaram como voluntários no projeto de extensão no ano de 2019. De acordo com os resultados, os estudantes revelaram ter nenhum ou muito pouco conhecimento acerca da Pedagogia Hospitalar quando ingressaram no projeto de extensão. Para muitos, sua única experiência no ambiente hospitalar ocorreu como paciente ou acompanhante de um familiar enfermo. Na visão dos graduandos, o maior problema enfrentado no desenvolvimento das atividades, centrou-se na metodologia de trabalho: no “como” ensinar e no “que” ensinar. Consideramos que o estudo suscitou reflexões que ajudam a elucidar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como para ampliar as discussões acerca da necessária revisão dos currículos dos cursos de Pedagogia, pois só assim será possível a inclusão de conteúdos e/ou disciplinas que capacitem o pedagogo a atuar fora dos muros da escola. Apesar de o papel do pedagogo vir se ampliando ao longo dos anos e extrapolando os espaços não escolares, há indícios de que, no ambiente hospitalar, o papel desse profissional ainda não está claramente delimitado.
Abstract: This text presents the partial results of a research associated with an extension project of Hospital Pedagogy, developed by the Faculty of Education of the State University of Minas Gerais, which aims to offer pedagogical assistance to children and adolescents away from school due to hospital treatment. The methodology comprised the application of a questionnaire to 25 graduates of the Pedagogy course who acted as volunteers in the extension project in 2019. According to the results, the students revealed that they had no or very little knowledge about Hospital Pedagogy when they joined the extension project. For many, their only experience in the hospital environment was as a patient or companion of a sick family member. In the view of the undergraduates, the biggest problem faced in the development of activities was centered on the work methodology: on “how” to teach and “what” to teach. We consider that the study raised reflections that help to elucidate the role of the pedagogue in the hospital environment, as well as to broaden the discussions about the necessary revision of the curricula of the Pedagogy courses, because only then will it be possible to include contents and/or disciplines that enable the pedagogue working outside the school walls. Although the role of the pedagogue has been expanding over the years and extrapolating non-school spaces, there are indications that, in the hospital environment, the role of this professional is still not clearly delimited.
Subject: Educação - Estudo e ensino
Educadores - Formação profissional
Educação em saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MHN - MUSEU DE HISTORIA NATURAL
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55203
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero6/Capitulo04.html
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Regional Sudeste da ANPAE
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.