Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55204
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJosé Rubens Lima Jardilinopt_BR
dc.creatorCélia Maria Fernandes Nunespt_BR
dc.creatorRegina Magna Bonifácio Araújopt_BR
dc.creatorAndressa Maris Rezende Oliveript_BR
dc.creatorAna Maria Mendes Sampaiopt_BR
dc.creatorValdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomespt_BR
dc.creatorJuliana Santos da Conceiçãopt_BR
dc.creatorNilzilene Imaculada Lucindopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T19:52:33Z-
dc.date.available2023-06-21T19:52:33Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.isbn9786559412402pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55204-
dc.description.abstractThe issue of teacher training is a topic of discussion, whether in the social or academic environment. In general, the failure or success of education is attributed to the teacher. Over time, different conceptions and trends have emerged that influence legislation, training and school culture. The purpose of this text is to discuss the research axes discussed in the Teaching Training and Profession Study Group – FOPROFI/UFOP, at the Federal University of Ouro Preto, dealing with two research projects already completed and some productions and themes developed in the year of 2019. The group brings together senior researchers, undergraduate and graduate students, basic education teachers who seek to understand the educational reality of the Inconfidentes Region - MG and other locations in the country. Through the survey of the works, reading and discussion in the group, we understand that the production of research helps in understanding the movement in the field as well as in understanding the educational reality and the conditions of formation, profession, work and career, revealing aspects intrinsic to teaching, the pedagogical practice at school and the institutions and subjects that are part of this environment. Studies point to ways to improve training and promote educational public policies that really meet society's demands. They also attest that the public university is committed to teaching, research and extension, with a view to contributing to quality education for all and, at the same time, to training sensitive professionals capable of reflecting on their reality.pt_BR
dc.description.resumoA temática da formação de professores é uma pauta de discussão, seja no meio social ou acadêmico. Ao professor, de modo geral, atribui-se o fracasso ou sucesso da educação. Ao longo do tempo, surgem diversas concepções e tendências que influenciam a legislação, a formação e a cultura escolar. O presente texto tem como intuito discutir os eixos de pesquisa discutidos no Grupo de Estudos Formação e Profissão Docente – FOPROFI/UFOP, da Universidade Federal de Ouro Preto, tratando de dois projetos de pesquisa já finalizados e de algumas produções e temáticas desenvolvidas no ano de 2019. O grupo congrega pesquisadores seniores, alunos da graduação e pós-graduação, professores da educação básica que buscam compreender a realidade educacional da Região dos Inconfidentes – MG e de outras localidades do país. Por meio do levantamento dos trabalhos, leitura e discussão no grupo, compreendemos que a produção das pesquisas auxilia na compreensão do movimento do campo como também no entendimento da realidade educacional e das condições de formação, da profissão, de trabalho e a carreira, desvelando aspectos intrínsecos ao fazer docente, a prática pedagógica na escola e as instituições e sujeitos que fazem parte deste ambiente. Os estudos apontam caminhos para o aprimoramento da formação e de promoção de políticas públicas educacionais que realmente atendam as demandas da sociedade. Eles também atestam que a universidade pública está comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão, com vistas a contribuir para uma educação de qualidade para todos e, ao mesmo tempo, com a formação de profissionais sensíveis e capazes de refletir sobre sua realidade.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMHN - MUSEU DE HISTORIA NATURALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio de Grupos de Pesquisa Sobre Formação de Professores do Brasilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectFOPROFIpt_BR
dc.subject.otherEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherPolitica e educaçãopt_BR
dc.titleFormação e pesquisa no FOPROFI/UFOP: eixos estruturantes e as temáticas das pesquisaspt_BR
dc.title.alternativeTraining and research at FOPROFI/UFOP: structural axes and research themespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.even3.com.br/anais/ivsimposiodegruposdepesquisadeformacaodeprofessores/261022-formacao-e-pesquisa-no-foprofi-ufop--eixos-estruturantes-e-as-tematicas-de-pesquisas/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2394-9465pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2338-1876pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9135-6296pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9821-911Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9096-9151pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1767-0364pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2766-8951pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação e pesquisa no FOPROFIUFOP eixos estruturantes e as temáticas das pesquisas.pdf202.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.