Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55205
Type: Artigo de Periódico
Title: O curso de pedagogia em foco: a inserção dos egressos da Universidade Federal de Ouro Preto no campo profissional
Other Titles: The pedagogy course in focus: the insertion of graduates from the Universidade Federal de Ouro Preto in the professional field
El curso de pedagogía en foco: la inserción de los graduados del Universidade Federal de Ouro Preto en el ámbito profesional
Authors: Célia Maria Fernandes Nunes
Regina Magna Bonifácio Araújo
Nilzilene Imaculada Lucindo
Íris Madalena Feijó Braga
Abstract: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de estudo desenvolvido com alunos(as) egressos(as) do curso de Pedagogia de uma IES pública federal, localizada na Região Sudeste brasileira. Duas pesquisas foram realizadas com os egressos do curso de Pedagogia em momentos distintos 2016 e 2019. Ambas utilizaram na coleta de dados um questionário na Plataforma Google Forms, estruturado em quatro eixos de análise: o perfil; a formação acadêmica; a atuação profissional; o curso de Pedagogia e a profissão de pedagogo, encaminhado via e-mail. A análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos egressos, utilizando-se para as questões abertas a técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos caracterizaram o perfil dos egressos e propiciou uma análise da inserção e atuação desses graduandos no campo profissional.
Abstract: This article aims to present the contributions of a study developed with students graduating from the Pedagogy course of a higher education institution, located in the southeast region of Brazil. Two surveys were conducted with graduates of the Pedagogy course at different times in 2016 and 2019. Both used a questionnaire on the Google Forms Platform to collect data, structured in four axes of analysis: the profile; academic training; professional performance; the Pedagogy course and the teaching profession, sent via e-mail. Data analysis was performed based on the responses of the graduates, using the content analysis technique for open questions. The data obtained characterized the profile of the graduates and provided an analysis of the insertion and performance of these graduates in the professional field.
Subject: Educação - Estudo e ensino
Educadores - Formação profissional
Universidades e faculdades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MHN - MUSEU DE HISTORIA NATURAL
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2021.v3i1n5.277-302
URI: http://hdl.handle.net/1843/55205
Issue Date: 2-Sep-2021
metadata.dc.url.externa: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/764
metadata.dc.relation.ispartof: Formação em Movimento
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.