Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Penha Souza Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786119P2&tokenCaptchar=03AKH6MREr6TmjCrV-E_13dmjctS6KywDvelqCFJr58tLyB6Zi_iXOSzF0ClG-jMPxbwhQC5MOlZ25IjbPPuwYZZIkObds4mZ5wCyp2GN5YPy8raEdofCnfFpZoOFOR7673jXVYwd_W_jn-Km-JExSW7jvw3gfxKSRvLiJqa6aMxSYIFH-cMqkRrwVApY8mDcpAufUk3_k7IqY6DRVnhH3wkZYVfyaX2RSrJZ9yvgB8eL7DmxdUdiMV8BAvdVLSKJiiOIhcNz72lv4NSbHeBwpe1lMJ0P_iyAQk9IYrkWLZjWrzItcBiqiadOBkhnIJfl-dmw_qJGjZp56gKszXQGqmVYU22H6IzAFYjEqW5Zugi00gVHLv7x_9XkzBCxV-6o_65s4PB4qoM5b7JDYyfk6NfgwEiNvWAnaNFCKJiNL7tXMY69G3GZ9zGAclxBcqSmAL8UCPanEwz_vgEgqUnT8fWY57s2kQSKu50PAV0E0UX_adIdzzYWXlB2FcD5Fb3OXBh5H5NUFofv2O5jem1ZDXPla53Blu0XBCgpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Matheus de Castro e Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Anne Kely Marques Nascimentopt_BR
dc.creatorFabiana Carla Lopes Santos Araujopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-22T13:27:32Z-
dc.date.available2023-06-22T13:27:32Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55222-
dc.description.abstractThis work concerns the development of a teaching proposal on the content of Chemical Reaction, elaborated in the perspective of the investigative approach, with students of the 6th year of Elementary School II of a municipal school in Betim-MG. The objective was to verify the students' involvement and learning in a teaching activity, which discusses the concept of chemical reaction in an investigative approach. For data collection, tests were carried out before and after the development of the proposal, a report sheet that the students filled out during the activity, notes made by the researcher in the field diary and the dialogues, observations and reflections made during the classes. In the end, this research provided evidence that suggests that the use of investigative activities as a teaching strategy allows students to have intellectual autonomy to build knowledge through problem solving. In addition, activities of this type can contribute to making students more interested and involved in the classes and, consequently, help in understanding and appropriating the content addressed.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho diz respeito ao desenvolvimento de uma proposta de ensino sobre o conteúdo de Reação Química, elaborada na perspectiva da abordagem investigativa, com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Betim-MG. O objetivo foi verificar o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes em uma atividade de ensino, que discute o conceito de Reação química em uma abordagem investigativa. Para a coleta dos dados foram realizados testes antes e após o desenvolvimento da proposta, folha de relato que os estudantes preencheram durante a atividade, anotações realizadas pela pesquisadora no diário de campo e os diálogos, observações e reflexões feitas durante as aulas. Ao final, esta pesquisa forneceu indícios que sugerem que a utilização de atividades investigativas como estratégia de ensino possibilita que os estudantes tenham autonomia intelectual para construir o conhecimento por meio da resolução de problemas. Além disso, atividades desse tipo podem contribuir para que os estudantes tenham mais interesse e se envolvam com as aulas e, consequentemente, auxilia na compreensão e na apropriação do conteúdo abordado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectReação químicapt_BR
dc.titleUma atividade investigativa sobre reações químicas para estudantes do ensino fundamental: relato de experiênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrabalhoFinaI_EnsinoDeCiencias_CECIMIG-FAE_FabianaCarlaLopes.pdfUMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: Relato de experiência1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons