Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorElizabeth Guzzo de Almeidapt_BR
dc.creatorEulálio Marques Borgespt_BR
dc.creatorLuíza Santana Chavespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-22T23:08:36Z-
dc.date.available2023-06-22T23:08:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue13; 3pt_BR
dc.citation.spage328pt_BR
dc.citation.epage343pt_BR
dc.identifier.isbn9786500128901pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55248-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma série de atividades didáticas, a serem desenvolvidas em aulas de Língua Espanhola com o ensino fundamental, que tem como ponto de partida o livro La niña en el espejo (2013), da autora afrocolombiana Mary Grueso Romero. A escolha da obra de Romero se dá devido não apenas à sua atualidade, mas também à pertinência do tema abordado sobre questões étnico-raciais e à importância da literatura na formação ética, estética, crítica e humana do indivíduo (CANDIDO, 1997; PCN, 1998; OCEM, 2006), a qual pode ser propiciada aos alunos e às alunas a partir de uma abordagem que se apóie na perspectiva do letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2018). O material de ensino desenvolvido visa à formação de crianças a partir da literatura infantil afrocolombiana com propostas de leitura, escrita e oralidade que têm como eixos dimensões pedagógicas antirracista, descolonizadora e intercultural (GOMES, 2005; SANTOS, 2007; SOUZA, PEREIRA, 2019). As atividades didáticas terão um enfoque multimodal (KRESS, BEZEMER, 2009; 2016), lúdico e um caráter interdisciplinar voltado, principalmente, para as artes e levando em conta os interesses dos estudantes. Trata-se de um estudo que contempla a elaboração de materiais didáticos para o ensino da literatura infantil que contribui para o autorreconhecimento, fortalecimento identitário e para a formação literária do leitor em língua espanhola a partir de questões étnico-raciais.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofJogo do Livro-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil afrocolombianapt_BR
dc.subjectEducação antirracista e interculturalpt_BR
dc.subjectEnsino de Espanholpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subject.otherLiteratura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherLíngua espanholapt_BR
dc.subject.otherAntirracismopt_BR
dc.subject.otherEducação multiculturalpt_BR
dc.titleO espelho em que me vejo: reflexos e reflexões sobre o autorreconhecimento a partir de La niña en el espejo, de Mary Grueso Romeropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/anais-do-xiii-jogo-do-livro.htmlpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2569-5550pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5214-7683pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5557-0463pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.