Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55249
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Clenice Griffo | pt_BR |
dc.creator | Martha Lourenço Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-23T00:31:16Z | - |
dc.date.available | 2023-06-23T00:31:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 719 | pt_BR |
dc.citation.epage | 727 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869216 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55249 | - |
dc.description.resumo | Este artigo descreve uma prática de aprendizagem de vocabulário e de aprimoramento da capacidade de leitura. Tal prática tem como objetivo principal o desenvolvimento da capacidade de definir palavras e compreender os aspectos metalinguísticos implicados ao se realizar uma definição. O objetivo principal deste artigo é apresentar algumas possibilidades de aprendizagem lexical, em particular, a realização de definições de palavras em crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental. A experiência aqui descrita está sendo desenvolvida junto a duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental e envolve as disciplinas Língua Portuguesa e Orientação de Estudos. Buscando envolver as crianças no estudo do tema “Invenções”, bem como suas relações com a vida cotidiana da sociedade. A maior motivação surgiu do interesse das crianças pelos inventos, tecnologias que utilizam, seus inventores, de onde e como chegaram a ser como são. Além de visar ao desenvolvimento do vocabulário relacionado ao tema, o trabalho também é orientado pela necessidade de desenvolver nas crianças noções relacionadas a processos de desenvolvimento dos objetos que hoje são de determinada forma, mas que já foram diferentes e que se modificaram devido a necessidades humanas e também em decorrência dos avanços da ciência. Partindo de tais noções pretende-se desenvolver noções históricas, científicas e cronológicas. Nossos principais objetivos com o desenvolvimento deste trabalho são: desenvolver capacidades de leitura: fluência e interpretação de textos de diversos gêneros; identificar diferentes gêneros textuais; produzir textos orais e escritos, principalmente textos explicativos, de definição de termos; desenvolver a escrita de textos com a estrutura próxima a dos verbetes dos dicionários e enciclopédias; relacionar conhecimentos prévios com informações apresentadas nos textos; trabalhar as questões ortográficas apresentadas, a partir de textos produzidos em atividades do projeto; conhecer a história de algumas grandes invenções; proporcionar a vivência com diversas tecnologias, desenvolvendo a expressividade das crianças durante as leituras, as fotografias, as discussões, as situações de escrita; utilizar diferentes fontes de informação (livros, enciclopédias, dicionários, revistas informativas, revistas científicas, folhetos, sites, revistas eletrônicas, etc.) e saber utilizá-las. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Léxico | pt_BR |
dc.subject | Definição de palavra | pt_BR |
dc.subject | Compreensão leitora | pt_BR |
dc.subject | Invenções | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.other | Lexicografia | pt_BR |
dc.subject.other | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.title | Invenções: o que são? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Invenções_o que são.pdf | 150.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.