Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorClenice Griffopt_BR
dc.creatorMartha Lourenço Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-23T00:31:16Z-
dc.date.available2023-06-23T00:31:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage719pt_BR
dc.citation.epage727pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55249-
dc.description.resumoEste artigo descreve uma prática de aprendizagem de vocabulário e de aprimoramento da capacidade de leitura. Tal prática tem como objetivo principal o desenvolvimento da capacidade de definir palavras e compreender os aspectos metalinguísticos implicados ao se realizar uma definição. O objetivo principal deste artigo é apresentar algumas possibilidades de aprendizagem lexical, em particular, a realização de definições de palavras em crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental. A experiência aqui descrita está sendo desenvolvida junto a duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental e envolve as disciplinas Língua Portuguesa e Orientação de Estudos. Buscando envolver as crianças no estudo do tema “Invenções”, bem como suas relações com a vida cotidiana da sociedade. A maior motivação surgiu do interesse das crianças pelos inventos, tecnologias que utilizam, seus inventores, de onde e como chegaram a ser como são. Além de visar ao desenvolvimento do vocabulário relacionado ao tema, o trabalho também é orientado pela necessidade de desenvolver nas crianças noções relacionadas a processos de desenvolvimento dos objetos que hoje são de determinada forma, mas que já foram diferentes e que se modificaram devido a necessidades humanas e também em decorrência dos avanços da ciência. Partindo de tais noções pretende-se desenvolver noções históricas, científicas e cronológicas. Nossos principais objetivos com o desenvolvimento deste trabalho são: desenvolver capacidades de leitura: fluência e interpretação de textos de diversos gêneros; identificar diferentes gêneros textuais; produzir textos orais e escritos, principalmente textos explicativos, de definição de termos; desenvolver a escrita de textos com a estrutura próxima a dos verbetes dos dicionários e enciclopédias; relacionar conhecimentos prévios com informações apresentadas nos textos; trabalhar as questões ortográficas apresentadas, a partir de textos produzidos em atividades do projeto; conhecer a história de algumas grandes invenções; proporcionar a vivência com diversas tecnologias, desenvolvendo a expressividade das crianças durante as leituras, as fotografias, as discussões, as situações de escrita; utilizar diferentes fontes de informação (livros, enciclopédias, dicionários, revistas informativas, revistas científicas, folhetos, sites, revistas eletrônicas, etc.) e saber utilizá-las.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectDefinição de palavrapt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectInvençõespt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesapt_BR
dc.subject.otherLexicografiapt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.titleInvenções: o que são?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Invenções_o que são.pdf150.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.