Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55260
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dc.creatorJuliana Maria Magalhães Christinopt_BR
dc.creatorThaís Santos Silvapt_BR
dc.creatorCarla Agostinipt_BR
dc.date.accessioned2023-06-23T13:38:37Z-
dc.date.available2023-06-23T13:38:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage43pt_BR
dc.citation.epage59pt_BR
dc.identifier.doi10.21714/2179-8834/2018v23n2p43-59pt_BR
dc.identifier.issn21798834pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55260-
dc.description.abstractConsiderada um dos 65 destinos Indutores do Turismo Nacional, a cidade de Tiradentes – MG apresenta média de competitividade similar a outras localidades. Apesar disso, para se estabilizar e diferenciar-se como destino turístico a cidade ainda precisa melhorar as políticas públicas voltadas ao turismo, sua capacidade empresarial, de monitoramento do comportamento do turista, bem como aspectos que a promovam e caracterizem sua imagem de destino. Alinhado a essas necessidades, o objetivo desse artigo foi identificar os fatores motivacionais e determinantes que levam os turistas a Tiradentes. Os entrevistados responderam perguntas relacionadas aos fatores que motivaram sua viagem a cidade e aqueles fatores determinantes para a sua escolha. De maneira geral, os turistas se mostraram mais motivados a visitar Tiradentes na busca de relaxamento, descanso e fuga do dia-a-dia. Correlações foram encontradas entre os fatores motivacionais e a variável idade, assim como o tempo de permanência na cidade. Como fator determinante da escolha destacou-se a influência da variável marketing e informação. Partindo-se da compreensão de que o conhecimento dos antecedentes motivacionais do comportamento do turista e seus correlatos permitem consubstanciar estratégias de atração e suporte mais eficazes, esse artigo delineia um caminho inicial na busca de um posicionamento diferenciador e na construção de uma imagem e marca de destino da cidade de Tiradentes.pt_BR
dc.description.resumoConsidered one of the 65 destinations inducing the National Tourism, the city of Tiradentes - MG presents average competitiveness similar to other locations. Nevertheless, in order to stabilize and differentiate itself as a tourist destination, the city still needs to improve public policies aimed at tourism, its entrepreneurial capacity to monitor tourist behavior, as well as aspects that promote and characterize a destination image. Aligned with these needs, the objective of this article was to identify the motivational and determining factors that take tourists to Tiradentes. The respondents answered questions related to the factors that motivated their trip to the city and those determining factors for their choice. In general, the tourists were more motivated to visit Tiradentes in the search of relaxation, rest and escape of the day by day. Correlations were found among the motivational factors and the age variable, as well as the length of stay in the city. The influence of the variable marketing and information was highlighted as a determinant of the choice. Based on the understanding that the knowledge of the motivational antecedents of the tourist behavior and its correlates allows to establish more effective strategies of attraction and support, this article outlines an initial path in the search for a differentiating positioning and in the construction of an image and brand of destination of the city of Tiradentes.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofReunapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivational Factorspt_BR
dc.subjectDetermining Factorspt_BR
dc.subjectImage of Destinypt_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.titleMotivational factors and determinants of the choice of Tiradentes as a tourist destinationpt_BR
dc.title.alternativeFatores motivacionais e determinantes da escolha de Tiradentes como destino turísticopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.spell.org.br/documentos/ver/51156/fatores-motivacionais-e-determinantes-da-escolha-de-tiradentes-como-destino-turistico-/i/pt-brpt_BR
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