Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55267
Type: Artigo de Periódico
Title: A imersão na docência com aulas temáticas: uma vivência de professores de química em formação
Authors: Ana Luiza de Quadros
Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
Maria Luiza Silva Tupy Botelho
Abstract: O movimento CTS surgiu a partir de discussões em torno da relação entre Ciência e Tecnologia e do impacto do desenvolvimento propiciado por ambas na sociedade. Alguns pressupostos desse movimento foram sendo incorporados no Ensino de Ciências, principalmente o ensino por meio de temas do contexto. Este trabalho relata a imersão na docência em um projeto pautado pelo ensino de Química a partir de temas do contexto, tomando como base a narrativa de professores em formação. Ele foi desenvolvido com o objetivo de analisar como licenciandos em Química vivenciaram a experiência de elaborar e desenvolver aulas temáticas. Percebemos que muitas concepções sobre o papel do professor e do estudante em sala de aula foram transformadas a partir dessa experiência.
Abstract: The STS movement emerged from discussions about the relationship between Science and Technology and those impacts in Society. Some assumptions of this movement were being incorporated in Science education, mainly in the context-based approach. . This research reports the immersion in a project guided by the teaching of Chemistry from contextual themes, from the narrative of teachers in training. It was developed with the objective of analyzing how Chemistry teachers’ trainee develop context-based teaching. We realized that many conceptions about the role of teacher and student in the classroom were transformed from that experience.
Subject: Formação de Conceitos
Professores - Formação
Química - Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55267
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss2articles/quadros-rodrigues-botelho.html
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo sem Fronteiras
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.