Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55269
Type: Artigo de Periódico
Title: Avaliação no curso de extensão de língua espanhola: ações e reflexões de professores em formação inicial
Other Titles: Assessment in a spanish language extension course: actions and reflections of teacher in initial education
Authors: Laureny Aparecida Lourenço da Silva
Flávia Colen Meniconi
Sérgio Ifa
Abstract: O foco deste artigo é relatar as primeiras ações e reflexões sobre a experiência de elaboração de avaliações de língua espanhola vivenciada pelos graduandos no Projeto Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas. Discutimos questões relativas à avaliação na formação inicial de professores de espanhol. Acreditamos que a avaliação reflete não só as concepções e crenças construídas em torno do processo de ensinoaprendizagem de línguas, mas também a prática de sala de aula do professor. Destacamos, como resultados parciais deste trabalho, o avanço dos graduandos, que atuam como docentes em nosso projeto, em relação aos conhecimentos teóricos que norteiam a prática avaliativa processual, assim como a atividade prática de elaboração de avaliações discursivas e comunicativas em língua espanhola. Acreditamos que este avanço seja fruto dos momentos de leitura, discussão, troca de experiências e atividades práticas de análise, elaboração e reelaboração de provas, propiciadas pelas oficinas do projeto.
Abstract: The focus of this article is to report the first actions and reflections on the experience of elaboration of Spanish language assessment experienced by the undergraduates in the Projeto Casas de Cultura no Campus at the Federal University of Alagoas. We discussed issues relating to assessment in the initial Spanish Teacher Education. We believe that the evaluation reflects not only the conceptions and beliefs constructed around the language teachinglearning process, but also the teacher's classroom practice. We highlight, as partial results of this work, the advancement of undergraduate students, who act as teachers in our project, in relation to the theoretical knowledge that guide the procedural assessment practice, as well as the practical activity of preparing discursive and communicative assessment in Spanish. We believe that this advance is the result of the moments of reading, discussion, exchange of experiences and practical activities of analysis, preparation and reelaboration of evidence, provided by the workshops of the project.
Subject: Língua espanhola
Língua espanhola - formação de professores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55269
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1635
metadata.dc.relation.ispartof: EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.