Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55276
Type: Artigo de Periódico
Title: O envolvimento dos estudantes em aulas de ciências por meio da linguagem narrativa das histórias em quadrinhos
Other Titles: The involvement of students in science classes through the narrative language of comics
Authors: Adriana Araújo Dutra Rodrigues
Ana Luiza de Quadros
Abstract: A busca por estratégias que atraiam a atenção dos estudantes para o conteúdo desenvolvido em sala de aula e que os envolvam com a Ciência tem sido um desafio para professores. Neste trabalho planejamos e desenvolvemos um conjunto de atividades relacionadas a uma história em quadrinhos (HQ) autoral, envolvendo o conceito de densidade. O objetivo foi investigar como a linguagem narrativa ilustrada pode contribuir no envolvimento dos estudantes com o conhecimento científico desenvolvido nas aulas de Ciências/Química e, assim, contribuir para a aprendizagem. Para tal, as aulas foram filmadas e duas questões problema foram propostas aos estudantes, uma logo após a leitura da HQ e outra aproximadamente três meses depois. A análise se pautou nos estudos de Jerome Bruner e foi realizada considerando tanto o envolvimento dos estudantes com a narrativa presente na HQ quanto as proposições feitas para a resolução das questões-problema. Observamos estudantes interessados nas aulas e percebemos que elementos presentes na história se mantiveram na memória durante todo o processo da pesquisa. Argumentamos que histórias em quadrinhos são instrumentos eficazes para interessar os estudantes na discussão de um conceito, auxiliando-os a fazer relações desse conceito com o contexto em que estão inseridos e, assim, facilitar a aprendizagem.
Abstract: The motivation underlying this study was to look for strategies that attracted the students’ attention to the content taught in the classroom and to engage them in science. In this work we planned and developed a set of activities related to a comic (HQ) involving the concept of density. The objective was to investigate how illustrated narrative language can contribute to student involvement with Science/Chemistry classes. For this, the classes were filmed and two problem questions were proposed to the students, one after reading the comic and another about 3 months after. The analysis was performed considering the students’ involvement with the narrative present in the HQ and the propositions made to solve the problem questions. We observed students interested in class and we realized that the elements in the story were kept in students’ memory throughout the research process. We argue that comics are effective tools to give students an interest in discussing a concept, helping them to relate concept to context and thus facilitate learning.
Subject: Aprendizagem baseada em problemas
Formação de Conceitos
Química (Primeiro grau) - Problemas, exercícios, etc.
Histórias em quadrinhos
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160114
URI: http://hdl.handle.net/1843/55276
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=74
metadata.dc.relation.ispartof: Química Nova na Escola
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O envolvimento dos estudantes em aulas de Ciências por.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.