Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55315
Type: Artigo de Evento
Title: Avaliação do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação na saúde
Other Titles: Evaluation of the Management of Information Technology Services in Health
Authors: Jeferson Gonçalves Deoliveira
Cristiana Fernandes de Muylder
Wesley Afonso Polesca de Souza
Fernando Hadad Zaidan
José Nelio Januario
Diego Alexandro Rodrigues
Bruno Soares Marçal
Abstract: O uso crescente da tecnologia da informação (TI) causa uma dependência por parte das organizações e cria um ambiente de criticidade onde serviços devem ser entregues com qualidade e no prazo acordado. Para avaliar o resultado desse gerenciamento em um órgão público de saúde, o presente trabalho pretende responder ao seguinte problema: Qual o impacto percebido em uma instituição de saúde pública com a implantação do gerenciamento de serviços de TI? Buscou-se avaliar a implantação do framework na instituição e analisar, por meio dos dados coletados de um sistema de informação, o impacto no núcleo de saúde. Como resultado, percebeu-se que a implantação do sistema atendeu aos pressupostos teóricos esperados refletindo em redução de incidentes combinada com o aumento na satisfação dos usuários finais. No período estudado, observou-se ainda, que ações de caráter preventivo desempenharam um papel fundamental nesse cenário.
Abstract: The increasing use of information technology (IT) causes dependence on the part of the organizations and creates a critical environment where services must be delivered with quality and in the agreed term. In order to evaluate the results of this management in a public health agency, the present study intends to answer the following problem: What is the perceived impact in a public health institution with the implementation of IT service management? We sought to evaluate the implementation of the framework in the institution and to analyze, through data collected through an information system, the impact on the health nucleus. As a result, it was noticed that the implementation of the system met the expected theoretical assumptions reflected in reduction of incidents combined with the increase in end-user satisfaction. During the period studied, it was also observed that preventive actions played a fundamental role in this scenario.
Subject: Administração das Tecnologias da Informação
Saúde pública
Gestão de Riscos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55315
Issue Date: 2018
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Appears in Collections:Artigo de Evento

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