Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandre Almeida Marcussipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2823588004623625pt_BR
dc.contributor.referee1Joel Maurício das Neves Tembept_BR
dc.contributor.referee2Vanicleia Silva Santospt_BR
dc.contributor.referee3Manuel Henriques Matinept_BR
dc.contributor.referee4Leila Maria Gonçalves Leite Hernandezpt_BR
dc.creatorIceu Carlos Sitoept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3603350514389286pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T01:11:24Z-
dc.date.available2023-06-26T01:11:24Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55326-
dc.description.abstractThis PhD dissertation intends to study collectivizing processes, social changes, and cultural violence in Mozambique, taking Ravene Communal Village as the beginning and the arriving center of all possible arguments in order to understand the national movement to build common villages. We begin with the following question: How do we build a collective nation from the ground up without resorting to violence? Our assumption in terms of thesis was that FRELIMO has required symbolic and physical violence to realize and go ahead with his projects. From birth in collective life in liberation zones, common villages were mobilized spaces of frelimist rhetoric, especially among rural people organizers immediately post-independence. The new society and new man needed by Frelimo, should be free of tradition's ties, superstitions, witchcraft, obscurantism, and religion, claiming that these things prevent men from changing. The background of these projects was common village life. Throughout this dissertation, we are working with the violence, physical, and symbolic concepts as the main concepts because they cross over into all chapters. We examine the violence from a symbolic standpoint. That is, silent violence, imperceptible, invisible, and camouflaged for its proper victims. I mean that violence is manifest by symbolic ways of communication, knowledge, recognition, unfamiliarity, and fear. To understand the symbolic violence signs, we begin by analyzing land use and past use issues in the Jangamo region, which leads to a difficult discussion of ethnic and religious differences. Then we discuss the place of FRELIMO ideology and the cultural policy that settles on political rhetoric production in those places. Lastly, we analyze vertical and horizontal changes. This thesis was produced not only by reading authors that wrote on society and culture, but also supported by oral sources following the fieldwork in Ravene (Mozambique), from which we conclude that common villages have resulted in cultural violence. Although one new thing found in the fieldwork helps us understand the GD’s vague work, because they were Frelimo represent in the village, they also collaborated with the community on the opposite discourse of fighting local culture. We conclude our discussion with an epilogue in which we consider the possibilities of the commons living without violence.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese de doutorado tem como principal objetivo analisar os processos de coletivização, transformações sociais e violência cultural em Moçambique, tomando a Aldeia Comunal Ravene (espaço multiétnico) como ponto de partida e de chegada de toda a argumentação, voltada na compreensão do movimento nacional de construção das aldeias comunais. Em síntese partimos do seguinte questionamento – como construir uma nação coletiva a partir de populações heterogêneas sem recorrer a processos de violência(s)? A nossa premissa em termos de hipótese foi que a Frelimo recorreu a violência física e simbólica para viabilizar seus projetos. Nascidas da vida coletiva das zonas libertadas, aldeias comunais foram espaços mobilizados da retórica frelimista sobre a organização das populações especialmente, rurais no imediato pós-independência. A nova sociedade e o novo homem que eram pretendidos pela FRELIMO deviam estar livres das amarras da tradição, da superstição, feitiçaria, obscurantismo e da religião, alegadamente por impedirem o homem de se transformar. O eixo fundacional desse projeto seriam as aldeias comunais. Ao longo da tese trabalhamos o conceito de violência física e simbólica como um acepção estruturante na medida em que perpassa todos os capítulos da tese. Analisamos o sentido de violência mais na perspectiva simbólica. Isto é, formas de violência suave, insensível, invisível e camuflada às suas próprias vítimas. Quer dizer, aquela violência que se manifesta pelas vias simbólicas de comunicação, conhecimento, desconhecimento, reconhecimento e de sentimento. Para compreendermos os traços de violência simbólica começamos por uma análise da problemática dos usos pretéritos da terra na região de Jangamo acompanhados por uma abordagem étnica e religiosa. Em seguida discutimos o lugar das aldeias comunais na ideologia da FRELIMO e sua política cultural assente na produção de uma retorica de alteridade dentro daqueles espaços. Por último analisamos mudanças e transformações verticais e horizontais. A produção da tese foi possível não só com a leitura e análise dos autores que escreveram sobre cultura e sociedade como também teve o suporte das fontes orais mercê do trabalho de campo realizado em Ravene (Moçambique) ao que concluímos que o projeto das aldeias comunais resultou na violência da cultura. Porém, um aspecto novo da pesquisa de campo nos ajudou na compreensão das ambiguidades do trabalho dos grupos dinamizadores (GD), pois eles eram representantes do partido Frelimo na aldeia, mas também colaboravam com a comunidade pelo discurso inverso do combate à cultura local. Terminamos nossa análise com um epílogo, em que pensamos possibilidades de um viver comum sem violência(s).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFrelimopt_BR
dc.subjectAldeias Comunaispt_BR
dc.subjectRavenept_BR
dc.subjectColetivizaçãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subject.otherHistória - Tesespt_BR
dc.subject.otherMoçambique - História - Tesespt_BR
dc.subject.otherMoçambique - Condições sociais - Tesespt_BR
dc.subject.otherCultura - Tesespt_BR
dc.titleAldeia Comunal Ravene : coletivização, transformações sociais e violência cultural em Moçambique, 1976-1992pt_BR
dc.title.alternativeRavene Communal Village : collectivizing, social changes and cultural violence in Mozambique 1976-1992pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4688-7105pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE OFICIAL 2023 ICEU CARLOS SITOE.pdf6.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.