Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Viviane Verdu Ricopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1772206576101173pt_BR
dc.contributor.referee1Edson Massayuki Huziwarapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Claudia Moreira Almeida Verdupt_BR
dc.creatorSamantha Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2573791617605904pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T01:49:38Z-
dc.date.available2023-06-26T01:49:38Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55330-
dc.description.abstractResearchs indicate that syllabic and phonemic manipulation (phonological awareness skills) influence the performance of children listeners, in the decoding of words in reading. Vocabulary also seems to play an important role in reading acquisition, although there is no consensus on its direct or indirect influence. Despite the apparent consensus in the literature, were not found studies that directly compared the influence of these repertoires in the initial reading learning. The main objective of this study was to verify if the abilities of expressive vocabulary and syllabic awareness influences the initial reading learning and to verify if one between the two abilities is preponderant. For this, 18 children, with 5 years and 5 months in average, students from a Municipal Infant Education Unit of Belo Horizonte, were divided into three homogeneous groups: GV, who trained vocabulary and reading; GS, who trained syllabic awareness and reading; and GC, who did not training anything. Evaluations of the vocabulary, phonological awareness and reading of canonical dissyllable words, isolated canonical syllables and letter naming were carried out with all groups at three different moments: at the beginning of the study; after the vocabulary and syllabic awareness training to GV and GS, and after the number of days equivalent to such trainings to the GC; and at the end of the study. The results showed that GS presented better performance than GV and GC in the second and third phonological awareness assessment. The difference between GV and GS in the vocabulary assessment was small, and the GC performed was a little smaller than the other groups. The reading training was effective for GV and GS, and GS showed better performance in the trained words and generalization (untrained words) reading. The GC did not show significant improvement in the words and syllables reading. Therefore, the data indicate that syllabic awareness training seems to favor the first words reading learning, so that would be interesting this type of training in basic education.pt_BR
dc.description.resumoPesquisas indicam que a manipulação silábica e fonêmica (habilidades da consciência fonológica) influenciam o desempenho de crianças ouvintes na decodificação de palavras na leitura. O vocabulário também parece desempenhar um papel importante na aquisição da leitura, embora não haja consenso sobre sua influência ser direta ou indireta. Apesar do aparente consenso na literatura, não foram encontrados estudos que comparassem diretamente a influência desses repertórios no aprendizado inicial da leitura. O objetivo principal deste estudo foi verificar se as habilidades do vocabulário expressivo e da consciência silábica influenciam a aprendizagem do repertório inicial de leitura e, ainda, verificar se alguma das duas habilidades é preponderante. Para tanto, 18 crianças, com média de idade de 5 anos e 5 meses, estudantes de uma Unidade Municipal de Ensino Infantil de Belo Horizonte, foram divididas em três grupos homogêneos: GV, que treinou vocabulário e leitura; GS que treinou consciência silábica e leitura; e GC que não realizou nenhum treino. Foram realizadas avaliações do vocabulário, da consciência fonológica e da leitura de palavras dissílabas canônicas, sílabas canônicas isoladas e nomeação de letras com todos os grupos, em três momentos distintos: no início do estudo; após os treinos de vocabulário e consciência silábica, pra GV e GS, e após transcorrido o número de dias equivalentes a tais treinos, para o GC; e ao final do estudo. Os resultados mostraram que o GS apresentou melhor desempenho que GV e GC na segunda e terceira avaliação da consciência fonológica. A diferença entre GV e GS foi pequena na avaliação do vocabulário, sendo que o GC teve desempenho um pouco inferior aos demais grupos. O treino de leitura foi efetivo para GV e GS, sendo que este último apresentou melhor desempenho na leitura de palavras treinadas e generalização (palavras não treinadas). O GC não apresentou melhora significativa na leitura de palavras e sílabas. Os dados indicam, portanto, que o treino de consciência silábica parece favorecer a aprendizagem de leitura das primeiras palavras, de modo que seria interessante incluir esse tipo de treino na educação básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectConsciência silábicapt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherphonological awarenesspt_BR
dc.subject.otherVocabulário - Tesespt_BR
dc.subject.otherLeitura - Estudo e ensino - Tesespt_BR
dc.titleInfluência dos treinos do vocabulário expressivo e da consciência silábica no desenvolvimento inicial da leiturapt_BR
dc.title.alternativeInfluence of expressive vocabulary and syllable awareness training on early reading developmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Versão corrigida para repositório de teses.pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.