Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55372
Type: Dissertação
Title: Trajetória acadêmica de estudantes com transtorno do espectro do autismo e deficiência intelectual no ensino superior: similaridades e diferenças
Authors: Fernanda da Silva Pires
First Advisor: Adriana de França Drummond
metadata.dc.contributor.advisor2: Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
Abstract: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem causa ainda pouco conhecida e é caracterizado pelas dificuldades na socialização e na comunicação, apresentando padrões restritos e repetitivos de alguns comportamentos. Conjuntamente, a Lei n°12.764/12 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, garantindo-lhes todos os direitos das demais pessoas com deficiência e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) propiciam o exercício da cidadania e o direito à educação em todos os níveis de escolaridade. Anteriormente a 2012, as pessoas com TEA não eram consideradas pessoas com deficiência e é provável que tenham ingressado na Universidade como estudante com deficiência intelectual (DI) ou em ampla concorrência. Após a Política Nacional da Pessoa com TEA, eles puderam se declarar com esse Transtorno. Este estudo teve por objetivo conhecer e comparar a trajetória acadêmica dos estudantes com TEA e DI matriculados no ensino superior da Universidade Federal de Minas Gerais apontando similaridades e diferenças. Trata-se de um estudo coorte retrospectivo, utilizando-se de um banco de dados secundários sobre estudantes de graduação, com deficiência, referente ao período de 2012 a 2020, disponibilizado pelo Diretório de Registro e Controle Acadêmico da Universidade. O banco de dados é composto por 153 estudantes, sendo 41 com TEA e 112 com DI. Após análise estatística, descritiva e inferencial, caracterizou-se os estudantes com TEA e DI, realizaram-se os testes para a comparação da média entre os dois grupos, comparações e correlações, com nível de significância de 5% para todas as análises. Foi possível identificar as semelhanças da trajetória e perfil desses estudantes, tais como: prevalência do sexo masculino, cor parda, provenientes de escolas públicas, cursaram o ensino médio, frequentam a Universidade no mesmo turno (diurno), mesmo período de ocorrências acadêmicas para trancamentos parciais e totais, além de concluírem seus estudos dentro prazo. As diferenças entre os grupos foram: as maiores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no grupo de estudantes com TEA; o tempo entre a saída do ensino médio e entrada na Universidade é menor para estudantes do grupo com TEA; a idade de ingresso é tardia para os estudantes com DI, a maior procura pelo serviço do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) é pelo grupo com TEA e as áreas de conhecimento também são distintas (TEA – Saúde e Ciências Exatas e da terra; DI – Sociais aplicadas). Ao separar as trajetórias acadêmicas de estudantes com TEA e DI possibilitou-se compreender os percursos desses dois grupos distintamente, contribuindo para identificá-los desde o acesso à permanência de ambos os grupos. A prática inclusiva nas Instituições de Ensino Superior é recente, sendo necessário garantir as condições de acesso, juntamente com o planejamento das ações e serviços de suporte que garantam a permanência qualificada dos estudantes nos espaços e atividades acadêmicas.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) has a cause that is still little known and is characterized by difficulties in socialization and communication, with restricted and repetitive patterns of some behaviors. Together, Law No. 12.764/12, which establishes the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with ASD, guaranteeing them all the rights of other people with disabilities, and the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2008) provide the exercise of citizenship and the right to education at all levels of education. Prior to 2012, people with ASD were not considered people with a disability and are likely to have entered University as a student with an intellectual disability (ID) or in broad competition. After the National Policy of the Person with ASD, they were able to declare themselves with this Disorder. This study aimed to know the academic trajectory of students with ASD, enrolled in higher education at the Federal University of Minas Gerais and to compare these trajectories with those of students with ID at the same institution, to aspire forsimilarities and differences. This is a retrospective cohort study, using a secondary database on undergraduate students with disabilities, referring to the period 2012 to 2020, made available by the Directory of Registration and Academic Control of the University. After statistical, descriptive, and inferential analysis, students with ASD and ID were characterized; tests were performed to compare the average between the two groups, comparisons and correlations, witha significance level of 5% for all analyses. It was possible to identify the similarities of thetrajectory and profile of these students, such as: male prevalence, brown color, from public schools, attended high school, attended the University in the same shift (day), same period ofacademic occurrences for partial and total trances, in addition to completing their studies within the period. Differences between groups were: higher scores on the National High School Examination (ENEM) in the group of students with ASD; the time between leaving high schooland entering the University is shorter for students in the ASD group; the entry age is late for students with ID, the greatest demand for the service of the Accessibility and Inclusion Center (NAI) is by the group with ASD and the areas of knowledge are also different (ASD – Healthand Exact and Earth Sciences; ID - applied social). By separating the academic trajectories of students with ASD and ID, it was possible to understand the paths of these two groups differently, helping to identify them from access to permanence of both groups. The inclusive practice in Higher Education Institutions is recent, and it is necessary to guarantee access conditions, together with the planning of actions and support services that guarantee the qualified permanence of students in academic spaces and activities.
Subject: Inclusão em educação
Transtorno do espectro autista
Educação de pessoa com deficiência intelectual
Ensino superior
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55372
Issue Date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final Dissertação Repositório.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons