Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55373
Type: Artigo de Periódico
Title: Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
Other Titles: The teaching initiation project: a look at supervisor teacher
Authors: Franciane Cristina Toledo Duarte
Ana Luiza de Quadros
Abstract: Uma vez que a construção dos conhecimentos profissionais é evolutiva e progressiva, a inserção de professores em um processo de formação continuada é essencial para a melhoria da prática docente. Os projetos de interação Universidade-Escola contam com a participação do professor-supervisor, mas as investigações envolvendo esse sujeito ainda estão pouco presentes na literatura. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as ações e o discurso desses professores e, ainda, a possível influência do projeto PIBID/Química na prática de uma amostra de professores. Para isso, selecionamos duas professoras, analisamos as aulas que desenvolvem nas escolas e realizamos entrevista. Observamos práticas embasadas em saberes da experiência, contradições entre os enunciados que fizeram e as ações que desenvolveram em sala de aula, tensões entre o normativo e o subjetivo e, ainda, possibilidades de tornar as contribuições oriundas da participação no projeto PIBID ainda mais significativas.
Subject: Professores - Formação
Livre-docência.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p349
URI: http://hdl.handle.net/1843/55373
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p349
metadata.dc.relation.ispartof: Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os projetos de iniciação na docência um olhar para o professor-supervisor.pdf5.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.