Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55379
Type: Dissertação
Title: Uso da Inteligência Artificial (IA) para predição da conclusão do ensino superior por alunos com deficiência
Authors: Anna Alessandra Mattos de Meira
First Advisor: Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
First Referee: Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
Second Referee: Leonardo Santos Amâncio Cabral
Third Referee: Ligia de Loiola Cisneros
metadata.dc.contributor.referee4: Regina Celi Fonseca Ribeiro
Abstract: O ingresso de pessoas com deficiência no ensino superior vem crescendo e traz muitos desafios para as universidades. O desenvolvimento de ações de suporte adequadas às necessidades dos alunos com deficiência no ensino superior com vistas à conclusão do curso é fundamental a fim de possibilitar ao estudante nova perspectiva ocupacional, tornando-o apto ao mercado de trabalho. Estudos de predição, por meio da inteligência artificial, no contexto educacional para este público pode contribuir para aprimorar as políticas de inclusão e minimizar prejuízos sociais, econômicos, políticos, acadêmicos e financeiros causados a todos os envolvidos no processo educacional. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar a performance de um modelo de algoritmo para identificar os fatores preditivos para a conclusão do ensino superior, por alunos com deficiência de uma universidade pública de Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter quantitativo e retrospectivo realizado a partir de banco de dados disponibilizado pela instituição, composto 563 alunos com deficiência matriculados nos cursos de graduação, entre 2001 e 2020. Buscou-se predizer a conclusão no curso a partir de variáveis sociodemográficas e acadêmicas indicadas no momento do ingresso na instituição. Foram testados cinco modelos de algoritmos: regressão logística, K-Nearest Neighbours (KNN); Light Gradiente Boosting Machine (LGBM); Randon Forest (RF) e Extreme Gradiente Boosting (XGBoost). Para classificação e identificação da relação das variáveis de entrada com a variável desfecho foi utilizado o método de interpretação pos hoc SHAP. Os resultados indicaram que o modelo com melhor performance para predição foi o XGBoost com acurácia moderada (ACC=76,38%); F1-Scoore de 76,54% e curva ROC igual a 80,71%. Os principais fatores preditores para conclusão do curso para este público foram modalidade do ensino médio, forma de ingresso, nota no processo seletivo, idade e sexo. Nota-se uma interação dinâmica entre fatores ambientais, contextuais e pessoais sendo os dois primeiros os mais relevantes. Os resultados deste estudo indicam que a IA pode ser usada com acurácia moderada para identificação precoce dos fatores preditores para a não conclusão do curso pelos alunos com deficiência e que pode ser uma importante ferramenta a fim de auxiliar professores e instituição a direcionar ações e recursos conforme as necessidades dos alunos com deficiência, contribuindo para sua permanência e participação nesse contexto com consequente conclusão do curso e perspectiva ocupacional futura.
Abstract: The enrollment of people with disabilities in higher education has been growing and poses many challenges for universities. The development of support actions suited to the needs of students with disabilities in higher education with a view to completing the course is essential in order to provide students with a new occupational perspective, making them fit for the job market. Prediction studies, through artificial intelligence, in the educational context for this public can contribute to improve inclusion policies and minimize social, economic, political, academic and financial losses caused to all those involved in the educational process. The objective of this study was to develop and evaluate the performance of an algorithm model in predicting higher education completion by students with disabilities at a public university in Minas Gerais. This is an exploratory, quantitative and retrospective study based on a database made available by the institution, comprising 563 students with disabilities enrolled in undergraduate courses between 2001 and 2020. Of sociodemographic and academic variables indicated at the time of admission to the institution. Five algorithm models were tested: logistic regression, K-Nearest Neighbors (KNN); Light Gradient Boosting Machine (LGBM); Randon Forest (RF) and Extreme Gradient Boosting (XGBoost). In order to classify and identify the relationship between the input variables and the outcome variable, the post hoc SHAP method of interpretation was used. The results indicated that the model with the best performance for prediction was XGBoost, with average accuracy (ACC=76.38%); F1-Scoore of 76.54% and ROC curve equal to 80.71%. The main predictive factors for completing the course for this public were the type of high school, form of admission, grade in the selection process, age and gender. There is a dynamic interaction between environmental, contextual and personal factors, with the first two being the most relevant. The results in this sample indicate that aI can be used with moderate accuracy to early identification of predictive factors for non completion of the course by students with disabilities and can be an important tool in order to help teachers and the institution to direct actions and resources according to the needs of students with disabilities, contributing to their permanence and participation in this context with consequent conclusion of the course and future occupational perspective.
Subject: Pessoas com deficiência
Ensino superior
Inteligência artificial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/55379
Issue Date: 28-Feb-2023
metadata.dc.description.embargo: 28-Feb-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uso da Inteligência Artificial (IA) para predição da conclusão do ensino superior por alunos com deficiência.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-02-28
Dissertação1.99 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.