Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVictor Augusto Bianchetti Rodriguespt_BR
dc.creatorAna Luiza de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T22:43:14Z-
dc.date.available2023-06-26T22:43:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage25pt_BR
dc.identifier.issn1579-1513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55384-
dc.description.abstractScience, Technology and Society perspective has been established as one of the teaching trends that can break with traditional teaching, based on the transmission of information unrelated to the students’ reality. We developed this work to analyze the contribution of teaching based-context to the development of the students’ Scientific Literacy, based on the dimensions of the scientific literacy pointed out by Kemp (2002). For this, we developed a didactic sequence elaborated from the theme "Water". The sequence was concretized in classes of the “Adult Education" modality. As a data production tool, we filmed the classes in which sequence was developed. In addition, we asked the students to produce texts before and after the sequence, as well as we analyzed the results of the evaluation instruments used in the Chemistry discipline. We noticed evolution in student performance during class and in assessments (of knowledge), in addition a greater approach with the Science. Additionally, the analysis of the data provided strong evidence of appropriation of scientific concepts. Therefore, we argue that the thematic sequence contributed to the scientific literacy of the participating students.pt_BR
dc.description.resumoA perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade tem se firmado como uma das tendências de ensino que pode romper com o ensino tradicional, pautado na transmissão de informações desvinculadas da realidade dos educandos. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar a contribuição do ensino a partir de temas do contexto para o desenvolvimento do Letramento Científico dos estudantes, nos baseando nas dimensões do letramento apontadas por Kemp (2002). Para isso, desenvolvemos uma sequência didática elaborada a partir do tema “Água”. Essa sequência se concretizou em turmas da modalidade “Ensino para Jovens e Adultos”. Como ferramenta de produção de dados, filmamos as aulas em que as aulas foram desenvolvidas. Ademais, solicitamos aos estudantes a produção de textos antes e após a sequência, bem como analisamos os resultados dos instrumentos avaliativos usados na disciplina de Química. Percebemos evolução no desempenho dos estudantes durante as aulas e nas avaliações (de conhecimento), além de uma aproximação maior com a ciência. Além disso, a análise dos dados forneceu fortes indícios de apropriação de conceitos científicos. Portanto, argumentamos que a sequência temática contribuiu para o letramento científico dos estudantes participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Electrónica de Enseñanza de las Cienciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia e Sociedade - CTSpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectScience Tecnology Societypt_BR
dc.subject.otherQuímicapt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFormação de Conceitospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleO ensino de ciências a partir de temas com relevância social contribui para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_1_1_ex1495.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4144-206Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9175-7604pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino de ciências a partir de temas com relevância (1).pdf710.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.