Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55426
Type: Artigo de Periódico
Title: Rotas de transição modal e o ensino de representações envolvidas no modelo cinético molecular
Other Titles: Transitional modal routes and the teaching of representations on a molecular kinetics model
Authors: Ana Luiza de Quadros
Marcelo Giordan
Abstract: Neste trabalho, nos baseamos em estudos envolvendo múltiplas representações e representações multimodais e investigamos aulas sobre o modelo cinético molecular, a partir de episódios de interação entre uma professora de Química e seus estudantes de Ensino Médio, os quais foram registrados em vídeo e analisados por meio de técnicas de análise microgenética. Nas aulas, os estudantes foram convidados a propor representações para três fenômenos observados por meio de experimentos. A professora conduziu as aulas seguintes em torno da avaliação, negociação e aperfeiçoamento das representações. Percebemos, ao longo da atividade, que a comunicação teve caráter multimodal e a professora representou o mesmo fenômeno por meio da fala, desenho, gestos e aparatos experimentais. A análise da performance e da interação multimodal nos permitiu caracterizar rotas de transição entre os modos semióticos. Essas transições se mostraram importantes para a construção de significados, proporcionando algumas restrições produtivas. A performance da professora possibilitou perceber potencialidades e limitações envolvidas no uso da comunicação multimodal e das múltiplas representações.
Abstract: In this work, we draw on studies involving multiple representations and multimodal representations and investigated classes on the molecular kinetic model, from episodes of interaction between a chemistry teacher and her high school students, which were recorded on video and analyzed through microgenetic analysis techniques. In the classes, students were invited to propose representations for three phenomena observed through experiments. The teacher led the following classes around the evaluation, negotiation and improvement of the representations. We realized throughout the activity that communication had a multimodal character and the teacher represented the same phenomenon through speech, drawing, gestures and experimental apparatuses. Performance and multimodal interaction analysis allowed us to characterize transition routes among semiotic modes. These transitions were important for the meaning making, providing some productive constraints. The teacher's performance made it possible to perceive affordances involved in the use of multimodal communication and multiple representations.
Subject: Química
Ensino Médio
Professores e alunos
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem por atividades
Aprendizagem experimental
Formação de conceitos
Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p74
URI: http://hdl.handle.net/1843/55426
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1296
metadata.dc.relation.ispartof: Investigações em Ensino de Ciências
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.