Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55457
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luciana de Oliveira Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1050402328968536 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Elisa Costa Novais | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adriane Teresinha Sartori | pt_BR |
dc.creator | Leandro Sangy da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T12:43:25Z | - |
dc.date.available | 2023-06-28T12:43:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55457 | - |
dc.description.resumo | A produção oral, no ensino-aprendizagem de línguas adicionais da escola regular brasileira, não é efetiva. Entres os diferentes fatores que justificam essa realidade, encontra-se a dificuldade de se atender a uma quantidade significativa de estudantes, tendo em vista em uma carga horária pequena. Desenvolver a produção oral demanda atenção individual do(a) professor(a) para o aluno, além de dinâmicas interativas realizadas entre os estudantes, a partir de uma orientação do docente. Em face desse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em propor, em modalidade on-line, atividades complementares às aulas de língua adicional, a fim de desenvolver a produção oral. Para tal, emprega-se um procedimento baseado em três pilares: a) introdução ao input por meio de audição/leitura de textos orais autênticos e suas transcrições; b) consolidação do input por meio de estudo com cartões de memória e c) elaboração de propostas de produção de texto oral contextualizadas. Entre os suportes digitais empregados, destacam-se ambientes virtuais de aprendizado, aplicativos de gravação de áudio e vídeo e aplicativos de gerenciamento de cartões de memória. Como resultados, estudantes participantes realizaram provas de proficiência do Diploma de Espanhola como Língua Estrangeira (DELE) e foram aprovados em níveis A2, B1 e B2. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Produção oral | pt_BR |
dc.subject | Escola regular | pt_BR |
dc.subject.other | Língua - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de curso complementar às aulas de língua estrangeira da escola regular, com a finalidade de desenvolver a produção oral para exames de proficiência | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UMA PROPOSTA DE CURSO COMPLEMENTAR ÀS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA ESCOLA REGULAR, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PRODUÇÃO ORAL PARA EXAMES DE PROFICIÊNCIA.pdf | 652.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.