Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGetúlio Alves de Souza Matospt_BR
dc.creatorHudson Fernandes Amaralpt_BR
dc.creatorRobert Aldo Iquiapazapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T15:21:35Z-
dc.date.available2023-06-28T15:21:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage316pt_BR
dc.citation.epage327pt_BR
dc.identifier.doi10.21118/apgs.v10i4.2045pt_BR
dc.identifier.issn21755787pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55473-
dc.description.abstractA recente proliferação de indicadores de governança reconduz à discussão acerca da transposição de meios e fins da administração de empresas para a esfera pública. Neste cenário, a teoria do valor público pode fornecer uma perspectiva neutra para os estudos atuais sobre governança pública, implicando na necessidade de reavaliação de alguns indicadores previamente elaborados. Neste artigo, demonstramos a viabilidade dessa construção teórica e propomos um indicador quantitativo e multidimensional para as finanças públicas estaduais no Brasil. Com base exclusivamente no cumprimento de requisitos legais, uma amostra de 15 anos de todos os estados brasileiros trouxe resultados diferentes dos achados anteriores. Eles revelaram que a qualidade da governança não é correlacionada com a riqueza, quebrando a suposição de desigualdade de que os estados ricos têm um desempenho melhor do que os estados pobres.pt_BR
dc.description.resumoThe recent growth of the new governance indicators requires a discussion about misconceptions when transposing means and goals of business administration to the public sphere. For this purpose, the public value theory can provide a neutral perspective for current studies on public governance, which implies the need for reassessing some of the former indicators. In this paper, we demonstrate the feasibility of this theoretical construction and propose a quantitative multidimensional indicator for the state-level public finance in Brazil. Based exclusively on the fulfillment of legal requirements, a 15-year sample of all Brazilian states brought results different from the previous findings. They revealed that the quality of governance is uncorrelated with wealth, breaking the inequality assumption that rich states perform better than the poor onespt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAPGS - Administração Pública e Gestão Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublic Governancept_BR
dc.subjectPublic Financept_BR
dc.subjectGovernance Indicespt_BR
dc.subjectPublic Valuept_BR
dc.subject.otherAdministração públicapt_BR
dc.titleIntensidade e incidência de governança: avaliando a governança financeira em nível estadual no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeGovernance intensity and incidence: assessing state-level financial governance in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeIntensidad e incidencia de gobernanza: evaluación de la gobernanza financiera estatal en Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externadoi:10.21118/apgs.v10i4.2045pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Intensidade e incidência de governança.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.