Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55475
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A influência dos blogs de moda e maquiagem no comportamento de compra de mulheres
Título(s) alternativo(s): The influence of fashion blogs and make-up on the shopping behavior of women
Autor(es): Isabella Zanol Moreira de Souza
Marlusa de Sevilha Gosling
Marcelo Aureliano Monteiro Andrade
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa exploratória foi investigar a influência de blogs de moda e de maquiagem no processo de consumo das seguidoras. Além disso, o estudo analisa (1) a relação entre consumo e formação de identidade pessoal e (2) a relação entre seguidoras e blogueiras, baseada na teoria do self estendido e expandido. Entrevistas semiestruturadas com mulheres entre 20 e 35 anos de idade foram conduzidas para se atingirem os objetivos. Os dados foram processados com o auxílio do Atlas TI e a análise de conteúdo foi usada para a interpretação. Os resultados mostraram que (1) jovens mulheres acessam os blogs como ferramenta de ajuda no processo de compra e (2) elas pretendem reproduzir o que é visto nos blogs, mostrando que suas respectivas identidades são influenciadas pelas blogueiras.
Abstract: The main objective of this exploratory research was to investigate the influence of fashion and makeup blogs in the process of consumption of the followers. In addition, the study analyzes (1) the relationship between consumption and personal identity formation and (2) the relationship between followers and bloggers, based on extended and extended self theory. Semi-structured interviews with women between the ages of 20 and 35 were conducted to achieve the goals. Data were processed with the aid of Atlas TI and content analysis was used for interpretation. The results showed that (1) young women access blogs as a help tool in the buying process and (2) they intend to reproduce what is seen on blogs, showing that their identities are influenced by bloggers.
Assunto: Comportamento do consumidor
Moda
Blogs
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55475
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4918
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da Universidade Vale do Rio Verde
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