Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eloísa Nascimento Silva Pilatipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0037568024594010pt_BR
dc.contributor.referee1Lorenzo Teixeira Vitralpt_BR
dc.contributor.referee2Márcia Cristina de Brito Rumeupt_BR
dc.creatorMariana Nunes Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8563327059344269pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T16:40:30Z-
dc.date.available2023-06-28T16:40:30Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55485-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem o objetivo de investigar a eficácia da revisão textual como instrumento de ensino de gramática da Língua Portuguesa. A metodologia utilizada nesta investigação foi a elaboração e a aplicação de uma sequência didática que se baseia na revisão de textos por parte de alunos da educação básica. A pesquisa fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), principais diretrizes para o ensino de língua portuguesa na atualidade, e em estudos linguísticos recentes, singularmente, aqueles que partem da teoria gerativa de Noam Chomsky (1981), numa versão que dialoga com o ensino de gramática na educação básica. Sob essas perspectivas a atividade de revisão de textos é como uma técnica capaz de levar o aluno a reconhecer o “sistema invisível da língua portuguesa”, ou seja, de auxiliar o aluno no reconhecimento dos padrões da estrutura gramatical da língua, além de contribuir para ativar o senso crítico e linguístico dos alunos e para promover a criatividade linguística, a independência e a autoconfiança em relação à escrita. Partindo desses pressupostos, elaborou-se uma sequência didática baseada na revisão de textos, aplicou-se a atividade a alunos da educação básica, e analisou se a efetividade desse instrumento pedagógico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevisão Textualpt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA revisão de texto no ensino de gramática da língua portuguesa: uma metodologia possívelpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5785-1613pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A revisão textual no ensino de gramática da Língua Portuguesa_Mariana Nunes_2016.pdf273.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.