Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55485
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eloísa Nascimento Silva Pilati | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0037568024594010 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lorenzo Teixeira Vitral | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Márcia Cristina de Brito Rumeu | pt_BR |
dc.creator | Mariana Nunes Moreira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8563327059344269 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T16:40:30Z | - |
dc.date.available | 2023-06-28T16:40:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55485 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico tem o objetivo de investigar a eficácia da revisão textual como instrumento de ensino de gramática da Língua Portuguesa. A metodologia utilizada nesta investigação foi a elaboração e a aplicação de uma sequência didática que se baseia na revisão de textos por parte de alunos da educação básica. A pesquisa fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), principais diretrizes para o ensino de língua portuguesa na atualidade, e em estudos linguísticos recentes, singularmente, aqueles que partem da teoria gerativa de Noam Chomsky (1981), numa versão que dialoga com o ensino de gramática na educação básica. Sob essas perspectivas a atividade de revisão de textos é como uma técnica capaz de levar o aluno a reconhecer o “sistema invisível da língua portuguesa”, ou seja, de auxiliar o aluno no reconhecimento dos padrões da estrutura gramatical da língua, além de contribuir para ativar o senso crítico e linguístico dos alunos e para promover a criatividade linguística, a independência e a autoconfiança em relação à escrita. Partindo desses pressupostos, elaborou-se uma sequência didática baseada na revisão de textos, aplicou-se a atividade a alunos da educação básica, e analisou se a efetividade desse instrumento pedagógico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Revisão Textual | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A revisão de texto no ensino de gramática da língua portuguesa: uma metodologia possível | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5785-1613 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A revisão textual no ensino de gramática da Língua Portuguesa_Mariana Nunes_2016.pdf | 273.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.