Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55642
Type: Artigo de Periódico
Title: Ensino mediado por técnicas de simulação e treinamento de habilidades de comunicação na área da saúde
Authors: Maria do Carmo Barros de Melo
Ana Maria Pueyo Blasco de Magalhães
Nara Lúcia Carvalho da Silva
Priscila Menezes Ferri
Levi Costa Cerqueira Filho
Monalisa Maria Gresta
Alaneir de Fátima Dos Santos
Abstract: O ensino baseado em simulação e o treinamento em habilidades de comunicação têm sido implementados em diversas áreas da saúde, mas ainda é necessário que os conceitos sejam divulgados para que a utilização seja ampliada e bem sucedida. Este artigo objetiva introduzir conceitos novos desses temas e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão sobre seu uso para formação, capacitação e atualização profissional. Os cenários devem ser próximos do real, permitindo a vivência que consiga fazer com que o profissional reflita sobre a prática desenvolvida e ao mesmo tempo consiga elaborar o aprendizado de forma efetiva. A simulação in situ é a alternativa que permite o treinamento no local de trabalho, poupando recursos financeiros com a criação de ambientes e ao mesmo tempo propiciando interação realística com o cenário de atuação profissional. O professor/facilitador deve saber conduzir o caso-cenário, identificando os momentos especiais a serem comentados e, ao final da prática, utilizar a técnica de debriefing, seguindo as três etapas preconizadas (descritiva, analítica e aplicativa) para que o ensino seja efetivo. No trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades de comunicação é fundamental para a boa prática assistencial. A comunicação de notícia difícil pode ser treinada em ambientes simulados e pode auxiliar os profissionais na tomada de decisões, planejamento de cuidados, de forma compartilhada com os familiares. Todas essas ações educacionais propiciam qualificação assistencial para o profissional, redução de eventos adversos e aumento da segurança do paciente. Palavras-chave: Educação Médica; Simulação; Educação em Saúde; Comunicação em Saúde; Segurança do Paciente.
Subject: Medicina
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55642
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://rmmg.org/artigo/detalhes/2086
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.