Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55642
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Ensino mediado por técnicas de simulação e treinamento de habilidades de comunicação na área da saúde |
Authors: | Maria do Carmo Barros de Melo Ana Maria Pueyo Blasco de Magalhães Nara Lúcia Carvalho da Silva Priscila Menezes Ferri Levi Costa Cerqueira Filho Monalisa Maria Gresta Alaneir de Fátima Dos Santos |
Abstract: | O ensino baseado em simulação e o treinamento em habilidades de comunicação têm sido implementados em diversas áreas da saúde, mas ainda é necessário que os conceitos sejam divulgados para que a utilização seja ampliada e bem sucedida. Este artigo objetiva introduzir conceitos novos desses temas e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão sobre seu uso para formação, capacitação e atualização profissional. Os cenários devem ser próximos do real, permitindo a vivência que consiga fazer com que o profissional reflita sobre a prática desenvolvida e ao mesmo tempo consiga elaborar o aprendizado de forma efetiva. A simulação in situ é a alternativa que permite o treinamento no local de trabalho, poupando recursos financeiros com a criação de ambientes e ao mesmo tempo propiciando interação realística com o cenário de atuação profissional. O professor/facilitador deve saber conduzir o caso-cenário, identificando os momentos especiais a serem comentados e, ao final da prática, utilizar a técnica de debriefing, seguindo as três etapas preconizadas (descritiva, analítica e aplicativa) para que o ensino seja efetivo. No trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades de comunicação é fundamental para a boa prática assistencial. A comunicação de notícia difícil pode ser treinada em ambientes simulados e pode auxiliar os profissionais na tomada de decisões, planejamento de cuidados, de forma compartilhada com os familiares. Todas essas ações educacionais propiciam qualificação assistencial para o profissional, redução de eventos adversos e aumento da segurança do paciente. Palavras-chave: Educação Médica; Simulação; Educação em Saúde; Comunicação em Saúde; Segurança do Paciente. |
Subject: | Medicina |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55642 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://rmmg.org/artigo/detalhes/2086 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Médica de Minas Gerais |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ensino mediado por técnicas de simulação e treinamento de habilidades de comunicação na área da saúde | 147.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.