Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Alberto de Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6429858355459201pt_BR
dc.contributor.referee1Joana Ziller de Araújo Josephsonpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.referee3Márcia Guena dos Santospt_BR
dc.creatorNayara Luiza de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0606512472622799pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T01:26:16Z-
dc.date.available2023-07-03T01:26:16Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55668-
dc.description.abstractBy adopting Lélia Gonzalez's provocation (2020) of knowing how we black women got here, this research was dedicated to carrying out simultaneous returns and projections to a historical time when the history of black women did not begin, but which, until now, seems to have defined it. The objective of this research is to analyze, based on the observation of the audiovisual texts published by the G1 and UOL news portals, how the “controlling images” (Collins, 2019) can perpetuate and/or update the logic of exclusion of black women in the construction of journalistic narratives. The analytical exercise also had the intention to understand the obliteration and denial of black women in journalistic coverage of crimes motivated by gender relations. The collection focused on the weeks dedicated to remembering the sanctions of the “Maria da Penha Law” and the “Femicide Law”, in the years 2021 and 2022. From the theoretical bases on racism as an organizer of power dynamics in Brazil and from the denial of black womanhood, I sought to carry out a historical reconstruction of the country since slavery, observing official textual records such as newspapers and legal texts. Through black feminist thinkers such as Lélia Gonzalez, bell hooks, Sueli Carneiro, Luiza Bairros, and Patricia Hill Collins, we identified the continuity of the dehumanization of black women until their deaths did not generate commotion. Then, to rewrite these impossible narratives, we followed the decolonial orientation of Rita Cusicanqui (2015), who revealed the territory of the taypi and the exercise of a return gaze to colonized bodies.pt_BR
dc.description.resumoAo adotar a provocação de Lélia Gonzalez (2020) de saber como nós mulheres negras chegamos até aqui, essa pesquisa dedicou-se a realizar retornos e projeções simultâneas a um tempo histórico onde não iniciou a história das mulheres negras, mas que até o momento, parece tê-la definido. O objetivo desta pesquisa é analisar, a partir da observação dos textos audioverbovisuais veiculados pelos portais G1 e UOL, como as “imagens de controle” (Collins, 2019) podem se perpetuar e/ou atualizar lógicas de exclusão de mulheres negras nas construções das narrativas jornalísticas. O exercício analítico ainda teve como finalidade entender os apagamentos e denegações de mulheres negras em coberturas jornalísticas de crimes motivados por relações de gênero. A coleta centrou-se nas semanas dedicadas a rememorar as sanções da “Lei Maria da Penha” e da “Lei de Feminicídio”, nos anos de 2021 e 2022. A partir das bases teóricas sobre o racismo como organizador das dinâmicas de poder no Brasil e da negativa de mulheridade negra busquei realizar uma reconstrução histórica do país desde a escravidão, observando os registros textuais oficiais como jornais e textos legais. Através de pensadoras feministas negras como Lélia Gonzalez, bell hooks, Sueli Carneiro, Luiza Bairros e Patricia Hill Collins identificamos a continuidade da desumanização das mulheres negras até que suas mortes não gerassem comoção. Em seguida, na tentativa de reescrever essas narrativas impossíveis, seguimos a orientação decolonial de Rita Cusicanqui (2015), que nos revelou o território do taypi e o exercício da mirada de retorno aos corpos colonizados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectimagens de controlept_BR
dc.subjectImagináriospt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherNegras - Tesespt_BR
dc.subject.otherJornalismo - Tesespt_BR
dc.titleAmefricanas e imagens de controle : a “nega ativa” em coberturas jornalísticas de violência de gênero envolvendo mulheres negraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.