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Tipo: Artigo de Periódico
Título: The Brazilian catira : identities and rationalities
Autor(es): José Vitor Palhares
Felipe Fróes Couto
Alexandre de Pádua Carrieri
Resumen: The free exchange, trade or catira is still an important form of circulation of goods in various communities of Brazil. However, its practitioners and all practical knowledge are still marginalized in management studies, under the justification that these practitioners would be amateurs, devoid of rationality and technical knowledge. This paper analyzes the identity construction of Brazilian catireiros to understand what types of rationality guide their trading practices. To this end, we interviewed 31 traders currently residing in Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba regions, and the data collected were analyzed through French Discourse Analysis. The research pointed out that catireiros initially sought to identify and distinguish themselves from others using nouns, hence demonstrating who they are. Subsequently, the respondents used verbs that characterize their everyday catira practices, hence demonstrating what they are. In this sense, actions such as establishing contacts, getting to know people, negotiating, and understanding the market are some practices that constitute, (re)construct, and materialize the daily identities of such workers. It is also important to highlight that catireiros can also exercise different types of rationalities in different social contexts and although many have not achieved higher education, they should not have their trading practices delegitimized by the academia, since it is from these practices that they live, raise their families, and expand their business.
Abstract: A troca, permuta ou catira ainda é uma importante forma de circulação de bens em diversas comunidades brasileiras. Contudo, os catireiros e to do seu saber prático ainda são marginalizados nos estudos de gestão, sob a justificativa de que tais praticantes seriam amadores, desprovidos de racionalidade e de conhecimento técnico. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo analisar a construção das identidades de catireiros brasileiros, bem como compreender os tipos de racionalidades que orientam suas práticas na catira. Para tanto, foram entrevistados 31 catireiros que residem atualmente nesta região e os dados coletados foram analisados por meio da Análise Francesa do Discurso. A pesquisa aponta que os catireiros, inicialmente, buscam se identificar e se diferenciar dos demais por meio de substantivos, demonstrando quem são. Posteriormente, os respondentes utilizam verbos que caracterizam suas práticas cotidianas na catira, demonstrando, a partir daí, o que são. Assim, ações como estabelecer contatos, conhecer pessoas, negociar e entender do mercado são algumas práticas que perfazem, (re)constroem e materializam cotidianamente as identidades desses catireiros. É importante destacar ainda que os catireiros também são capazes de exercer diferentes tipos de racionalidades em diferentes contextos sociais e que, ainda que muitos não possuam Ensino Superior completo, eles não devem ter suas práticas de negociação deslegitimadas pela academia, uma vez que são por meio dessas práticas que eles (sobre)vivem, criam suas famílias e expandem seus negócios.
Asunto: Identidade
Administração de empresas
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.4025/actascihumansoc .v40i3.41793
URI: http://hdl.handle.net/1843/55686
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/41793
metadata.dc.relation.ispartof: Acta Scientiarum. Human and Social Sciences
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