Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55688
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Luiza Grossi Araújo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8487944199191693 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luana Campos Martins | pt_BR |
dc.creator | Gisele Francisca Silva Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T15:21:15Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T15:21:15Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55688 | - |
dc.description.resumo | Analisar o comportamento dos adolescentes frente ao cuidado com seu corpo, sua percepção quanto às mudanças e maturidade sexual, como reage frente à uma gravidez não planejada, a participação da família e o impacto com a vida escolar. Enfim, como a família e escola podem juntas orientar, apontar caminhos e ajudar a resolver conflitos, sem ultrapassar os limites da individualidade desses adolescentes que adoecem frente às mudanças intensas dessa fase de suas vidas, sem contar, muitas vezes, com o afeto, presença e a palavra mais certa da família. As influências externas como mídia, turma, moda, tendem a difundir valores nem sempre positivos aos nossos olhos. Tais influências, quando mal conduzidas ou em excesso, muitas vezes, levam os jovens a tomar atitudes que podem ir contra a sua integridade corporal. A utilização de piercings, tatuagens, corte de cabelos e vestimentas específicas aos segmentos e grupos de jovens são algumas das expressões típicas daquelas influências. Não cabe a nós fazer juízo de valor, ou seja, se essas intervenções corpóreas são certas ou equivocadas, porém, muitos jovens chegam a se mutilar com agulhas, alfinetes, objetos metálicos cortantes e, até mesmo, lápis e canetas, na busca de uma marca identitária, características desse modismo e/ou dos excessos para, ao que tudo indica se tornarem mais atraídos e/ou atrativos. Esta pesquisa realizada na Escola Municipal “Rosália Andrade da Glória”, periferia de Congonhas, tem como propósito levar os adolescentes a refletirem sobre seu maior patrimônio, o corpo, tomando decisões mais conscientes e embasadas pela percepção de que ele é o principal agente criador e transformador do seu projeto de vida. Faz parte da vida de muitos adolescentes desta escola o abandono, a violência doméstica, o trabalho precoce, o abuso sexual, a prostituição e o aliciamento de menores. Esse panorama social nos motiva a contribuir, para que, através da informação, reflexão e principalmente o diálogo esses jovens possam compreender o corpo como seu patrimônio mais particular e íntimo. O produto pedagógico desta pesquisa é a produção de um conjunto de registros fotográficos que procura documentar a vida dos adolescentes que se encontram nesse quadro de aniquilamento humano através das cicatrizes que imprimiram em si mesmos (por dentro e por fora). Em médio prazo pretendo elaborar um vídeo documentário contendo entrevistas com esses adolescentes e familiares, questionando sobre suas descobertas, concepção de vida, dúvidas e receios, aceitação da família, vida estudantil, projetos de vida e sonhos profissionais, e outras marcas (tatuagens e piercings). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Corpo-patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Respeito | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade | pt_BR |
dc.title | O corpo e auto cuidado: adolescência e seu patrimônio | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LASEB TCC Gisele - Ed Ambiental e Patrimonial 2 - O CORPO E AUTO CUIDADO - ADOLESCÊNCIA E SEU PA2.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License