Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55688
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dc.contributor.advisor1Maria Luiza Grossi Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487944199191693pt_BR
dc.contributor.referee1Luana Campos Martinspt_BR
dc.creatorGisele Francisca Silva Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T15:21:15Z-
dc.date.available2023-07-03T15:21:15Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55688-
dc.description.resumoAnalisar o comportamento dos adolescentes frente ao cuidado com seu corpo, sua percepção quanto às mudanças e maturidade sexual, como reage frente à uma gravidez não planejada, a participação da família e o impacto com a vida escolar. Enfim, como a família e escola podem juntas orientar, apontar caminhos e ajudar a resolver conflitos, sem ultrapassar os limites da individualidade desses adolescentes que adoecem frente às mudanças intensas dessa fase de suas vidas, sem contar, muitas vezes, com o afeto, presença e a palavra mais certa da família. As influências externas como mídia, turma, moda, tendem a difundir valores nem sempre positivos aos nossos olhos. Tais influências, quando mal conduzidas ou em excesso, muitas vezes, levam os jovens a tomar atitudes que podem ir contra a sua integridade corporal. A utilização de piercings, tatuagens, corte de cabelos e vestimentas específicas aos segmentos e grupos de jovens são algumas das expressões típicas daquelas influências. Não cabe a nós fazer juízo de valor, ou seja, se essas intervenções corpóreas são certas ou equivocadas, porém, muitos jovens chegam a se mutilar com agulhas, alfinetes, objetos metálicos cortantes e, até mesmo, lápis e canetas, na busca de uma marca identitária, características desse modismo e/ou dos excessos para, ao que tudo indica se tornarem mais atraídos e/ou atrativos. Esta pesquisa realizada na Escola Municipal “Rosália Andrade da Glória”, periferia de Congonhas, tem como propósito levar os adolescentes a refletirem sobre seu maior patrimônio, o corpo, tomando decisões mais conscientes e embasadas pela percepção de que ele é o principal agente criador e transformador do seu projeto de vida. Faz parte da vida de muitos adolescentes desta escola o abandono, a violência doméstica, o trabalho precoce, o abuso sexual, a prostituição e o aliciamento de menores. Esse panorama social nos motiva a contribuir, para que, através da informação, reflexão e principalmente o diálogo esses jovens possam compreender o corpo como seu patrimônio mais particular e íntimo. O produto pedagógico desta pesquisa é a produção de um conjunto de registros fotográficos que procura documentar a vida dos adolescentes que se encontram nesse quadro de aniquilamento humano através das cicatrizes que imprimiram em si mesmos (por dentro e por fora). Em médio prazo pretendo elaborar um vídeo documentário contendo entrevistas com esses adolescentes e familiares, questionando sobre suas descobertas, concepção de vida, dúvidas e receios, aceitação da família, vida estudantil, projetos de vida e sonhos profissionais, e outras marcas (tatuagens e piercings).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCorpo-patrimôniopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectRespeitopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectResponsabilidadept_BR
dc.titleO corpo e auto cuidado: adolescência e seu patrimôniopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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