Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55808
Type: Artigo de Periódico
Title: A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
Other Titles: The contribution of games to children’s reading and writing development
Authors: Flávia Solvelino Santiago
Kely Cristina Nogueira Souto
Abstract: Este relato de experiência, de autoria de uma professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte- MG, resulta de projeto elaborado e aplicado durante a realização do curso de especialização Residência Docente, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo central do projeto foi compreender qual contribuição a proposta com jogos poderia dar ao grupo de alunos/as dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a diminuir o descompasso na aprendizagem. Optou-se pela ideia dos jogos porque suspeitava-se que as crianças precisavam de aulas mais atraentes e interativas. O trabalho foi desenvolvido entre setembro e novembro de 2019, três vezes por semana, com duração de 50 minutos diários. Foram propostas múltiplas atividades de caráter lúdico, entre elas os jogos bingo dos sons iniciais, caça rimas, troca letras, bingo da letra inicial e palavra dentro de palavra. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que vivenciam o processo inicial da aprendizagem de leitura e escrita.
Abstract: This experience report, written by a teacher from the municipal education network of Belo Horizonte in the state of Minas Gerais, is the result of a project developed and applied during the Specialization Course in Teaching Residency at the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais. The main objective of the project was to understand which contributions the proposal with games could offer to the group of students in the early years of elementary school in order to reduce the gap in learning. The idea of games was chosen because it was suspected that children needed more attractive and interactive classes. The work was carried out between September and November 2019, three times a week, lasting 50 minutes a day. Multiple playful activities were proposed, including a bingo of ini-tial sounds, rhyming games, letter changing, a bingo of first letters and word within a word. The analyzes showed the meaning and importance of games for children who experience the initial process of learning to read and write.
Subject: Educação infantil
Jogos educativos
Escrita
Leitura - Desenvolvimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1218
URI: http://hdl.handle.net/1843/55808
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1218
metadata.dc.relation.ispartof: Retratos da Escola
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças.pdf12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.