Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudia Sapag Riccipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6497567060546663pt_BR
dc.contributor.referee1Selma A. Moura Bragapt_BR
dc.creatorIvone Jardim Borbapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T15:16:38Z-
dc.date.available2023-07-05T15:16:38Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55818-
dc.description.resumoNo Brasil, discute-se muito sobre preservação e valorização Patrimonial, porém poucas instituições em seus programas de ensino incluem proposta voltada para Educação Patrimonial. Considero de suma importância, na disciplina de História, discutir a questão patrimonial, assim como envolver os alunos, em ações que visem à preservação. O presente estudo foi realizado com alunos da 8º Ano, da Escola Municipal Dom João Muniz, localizado no Bairro Jardim Profeta. A intenção foi problematizar o desinteresse dos alunos sobre os temas ligados ao século XVIII, explicitando as suas relações com a História local – a cidade de Congonhas, importante no cenário nacional e internacional como referência cultural. Foram desenvolvidas sondagens orais e escritas visando identificar os motivos do desinteresse da turma. Uma das razões preponderantes detectadas foi o desconhecimento da História da cidade, seus monumentos e a sua importância mundial na esfera cultural. Diante disso, foram desenvolvidos, de forma articulada, estudos e pesquisas sobre o ciclo do ouro, a História de Congonhas, a Estrada Real entre outros aspectos relacionados ao passado histórico da cidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCongonhaspt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.titleCultura, arte e patrimônio: conhecer para manter!pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC IVONE visto por Claudia Ricci.pdf25.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons