Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55818
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Claudia Sapag Ricci | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6497567060546663 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Selma A. Moura Braga | pt_BR |
dc.creator | Ivone Jardim Borba | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T15:16:38Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T15:16:38Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55818 | - |
dc.description.resumo | No Brasil, discute-se muito sobre preservação e valorização Patrimonial, porém poucas instituições em seus programas de ensino incluem proposta voltada para Educação Patrimonial. Considero de suma importância, na disciplina de História, discutir a questão patrimonial, assim como envolver os alunos, em ações que visem à preservação. O presente estudo foi realizado com alunos da 8º Ano, da Escola Municipal Dom João Muniz, localizado no Bairro Jardim Profeta. A intenção foi problematizar o desinteresse dos alunos sobre os temas ligados ao século XVIII, explicitando as suas relações com a História local – a cidade de Congonhas, importante no cenário nacional e internacional como referência cultural. Foram desenvolvidas sondagens orais e escritas visando identificar os motivos do desinteresse da turma. Uma das razões preponderantes detectadas foi o desconhecimento da História da cidade, seus monumentos e a sua importância mundial na esfera cultural. Diante disso, foram desenvolvidos, de forma articulada, estudos e pesquisas sobre o ciclo do ouro, a História de Congonhas, a Estrada Real entre outros aspectos relacionados ao passado histórico da cidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Congonhas | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.title | Cultura, arte e patrimônio: conhecer para manter! | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC IVONE visto por Claudia Ricci.pdf | 25.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License