Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55828
Type: Dissertação
Title: Características do processo sucessório dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade no Brasil
Other Titles: Characteristics of the succession process of stricto sensu graduate programs in accounting in Brazil
Authors: Pablo Henrique de Oliveira Queiroz
First Advisor: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
First Referee: Fabio Frezatti
Second Referee: Samuel de Oliveira Durso
Abstract: O presente estudo teve por objetivo geral identificar as estratégias, diretas e/ou indiretas, utilizadas pelos programas de pós-graduação brasileiros da área contábil para preparação do processo sucessório de seus coordenadores. Para tanto, este estudo exploratório, com abordagem qualitativa, empregou como estratégia de pesquisa algumas técnicas de levantamento, utilizando como instrumentos de coleta de dados um questionário e entrevistas semiestruturadas. A amostra deste estudo foi representada pelas respostas obtidas na aplicação do questionário junto a 19 coordenadores e pelas entrevistas com outros seis. A análise do questionário se deu mediante emprego de técnicas de análise descritiva, enquanto as entrevistas foram submetidas à análise de templates, realizada com base na Teoria da Corrida de Revezamento, proposta por Dyck et al. (2002). Os principais resultados evidenciam que os programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade possuem algum nível de práticas relacionadas ao processo de sucessão, segundo a literatura pertinente. Constatou-se, em 50% dos programas participantes, a identificação prévia do sucessor; em 100%, a existência de um banco de talentos; em 67%, a preparação de coordenadores; em 100%, a existência de plano de emergência; nenhuma estratégia voltada para o auxílio aos desligamentos; em 83%, a cooperação do atual coordenador e dos membros do corpo docente; e em 67%, práticas relacionadas à comunicação do sucedido e do sucessor. Contudo, mesmo nas ocasiões em que foi possível identificar as estratégias diretas e/ou indiretas de sucessão nos relatos dos entrevistados, percebe-se que há precariedade no emprego das medidas, e que ainda são incipientes as discussões acerca da sucessão dos coordenadores dos programas de pós-graduação, com estratégias formadas, principalmente, de práticas informais ou dos regimentos internos. Os relatos demonstram ainda um desinteresse dos professores em assumir a função e um enfoque nos ônus inerentes ao seu exercício, sendo estes reconhecidos como possíveis limitadores para a implantação de um plano de sucessão, já que, se não há interesse, não é possível realizar a identificação prévia de sucessores, possibilitar seu treinamento, bem como suavizar a transição da gestão com a cooperação dos envolvidos e uma comunicação efetiva.
Abstract: The present study had the general objective of identifying the direct or indirect strategies used by Brazilian graduate programs in the accounting area to prepare their coordinators for the succession process. Therefore, this exploratory study, with a qualitative approach, employed survey techniques as a research strategy, using a questionnaire and semi-structured interviews as data collection instruments. The sample of this study was represented by the 19 valid answers obtained in the application of the questionnaire and the 6 interviews carried out. The analysis of the questionnaire took place through the use of descriptive analysis techniques, while the interviews were submitted to the template analysis technique, carried out based on the Relay Race Theory proposed by Dyck et al. (2002). The main results found show that the stricto sensu graduate programs in accounting have some level of practices related to the succession process, according to the relevant literature. It was found that in 50% of the participating programs the prior identification of the successor, in 100% the existence of a talent bank, in 67% the preparation of coordinators, in 100% the existence of an emergency plan, no strategy aimed at helping dismissals, in 83% the cooperation of the current coordinator and members of the faculty, and in 67% practices related to communication of what happened and the successor. However, even on occasions when it was possible to identify direct or indirect succession strategies in the interviewees' reports, it is perceived that there is precariousness in their use and that discussions regarding the succession of postgraduate program coordinators are still incipient, with strategies formed mainly from informal practices or the program's internal regulations. The reports still show a lack of interest in assuming the role on the part of the teachers and focus on the existing burdens in the exercise of the function, which are recognized as possible limitations for the implementation of a succession plan, since, if there is no interest, it is not possible carry out prior identification of the successor, enable his/her training, as well as smooth the management transition with the cooperation of those involved and effective communication.
Subject: Ciências contábeis
Estudo e ensino (Pós-graduação)
Brasil
Universidades e faculdades
Administração
Professores universitários
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55828
Issue Date: 11-Jan-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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