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http://hdl.handle.net/1843/55840
Tipo: | Tese |
Título: | Concepção de um sistema de combustão baseado na autoignição controlada do etanol em um motor monocilíndrico de pesquisa |
Título(s) alternativo(s): | Design of a combustion system based on the controlled autoignition of ethanol in a single-cylinder research engine |
Autor(es): | Augusto César Teixeira Malaquias |
Primeiro Orientador: | José Guilherme Coelho Baêta |
Primeiro Coorientador: | Fabrício José Pacheco Pujatti |
Primeiro membro da banca : | Fernando Antonio Rodrigues Filho |
Segundo membro da banca: | Guenther Carlos Krieger Filho |
Terceiro membro da banca: | Mauricio Pazini Brandão |
Quarto membro da banca: | Rogério Jorge Amorim |
Resumo: | Mudanças são inevitáveis, mas nem sempre positivas. Perspectivas de revolução na indústria de automóveis, em direção a sistemas de propulsão elétricos, demandam conhecimento técnico-científico e responsabilidade para a proposição de soluções verdadeiramente eficazes na busca pela redução da pegada de carbono. Esta tese apresenta uma rota de desenvolvimento para o futuro dos motores de combustão interna, ao conceber um sistema de combustão baseado na autoignição controlada (CAI) do etanol em um motor monocilíndrico de pesquisa. Especificamente, seu objetivo consiste no alcance dos limites da eficiência de conversão de combustível por meio do modo avançado de combustão HCCI, envolvendo estratégias inovadoras ao conciliar a autoignição do etanol com o uso de pré-câmaras de combustão. A metodologia relata os procedimentos experimentais adotados para possibilitar a transição bem-sucedida entre os modos de combustão SI-HCCI, além de descrever a infraestrutura laboratorial disponível para os ensaios e explicar a análise matemática dos dados. Os resultados revelam êxito durante a operação do motor no modo avançado de combustão. O CAI foi alcançado diante de um fator lambda pelo menos duas vezes maior que o obtido em SI, por meio do aquecimento do ar de admissão a temperaturas acima de 240°C, proporcionado por duas resistências elétricas. Foram reportadas reduções mínimas de 14,62% no consumo específico de combustível, de cerca de 80% na duração da combustão e menores índices de emissões de CO2 e NOX, este exibindo índices praticamente desprezíveis. O HCCI sobrealimentado alcançou uma relação ar/combustível acima da capacidade de medição da sonda lambda (λ = 8,10). O uso de pré-câmaras de combustão se mostrou eficaz para reduzir a dependência da fonte externa de calor, possibilitando a extrapolação dos pontos de operação para maiores cargas, nas quais foram atingidos 61,91% e 43,04% para as eficiências térmica e de conversão de etanol, respectivamente. Por refutar o apontamento de uma única ou melhor solução para os sistemas de propulsão do futuro, esta tese estimula o desenvolvimento de motores e biocombustíveis como um caminho fundamental para a sustentabilidade da mobilidade nacional. |
Abstract: | Changes are inevitable, but not always positive. Perspectives of revolution in the automobile industry, towards electric propulsion systems, demand technical-scientific knowledge and responsibility for proposing truly effective solutions to reduce the carbon footprint. This thesis presents a development route for future internal combustion engines, by conceiving a combustion system based on ethanol's controlled autoignition (CAI) in a single-cylinder research engine. Specifically, the objective is to reach the limits of fuel conversion efficiency through the advanced combustion mode HCCI, involving innovative strategies by combining the ethanol auto-ignition with the use of combustion pre-chambers. The methodology reports the experimental procedures that enabled the successful transition between SI-HCCI combustion modes, describes the laboratory infrastructure available for the tests, and explains the mathematical data analysis. The results show success during engine operation in the advanced combustion mode. CAI has been achieved in the face of a lambda factor at least twice of that obtained in SI, by heating the intake air to temperatures above 240°C, provided by two electrical resistances. Minimal reductions of 14% in specific fuel consumption have been reported, as well as a decrease of about 80% in combustion duration, and lower CO2 and NOX emissions, the latter reaching quite negligible rates. The supercharged HCCI achieved an air/fuel ratio above the measurement capability of the lambda probe (λ = 8.10). The use of combustion pre-chambers proved effective in reducing dependence on the external heat source, enabling extrapolation of operating points to higher loads, at which 61.91% and 43.04% have been achieved for thermal and ethanol conversion efficiencies, respectively. By refuting the indication of a single or best solution for future propulsion systems, this thesis encourages the development of engines and biofuels as a fundamental path to the sustainability of Brazilian mobility. |
Assunto: | Engenharia mecânica Álcool Automóveis - Ignições Automóveis - Motores - Combustão Motores de combustão interna |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55840 |
Data do documento: | 19-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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