Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55859
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Ângela de Azevedo Meyerpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688814760409442pt_BR
dc.contributor.referee1Soraia Freitas Dutrapt_BR
dc.creatorMaria Márcia Coelho Bragapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-06T12:50:26Z-
dc.date.available2023-07-06T12:50:26Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55859-
dc.description.resumoA Educação Ambiental é, atualmente, considerada uma das áreas educacionais de maior relevância social e econômica por tratar de forma transdisciplinar assuntos de interesse local, regional e mundial. O processo de globalização e o crescente desenvolvimento industrial protagonizado pela sociedade contemporânea são decorrentes de ações intensas de exploração dos recursos naturais. Desse modo, uma das formas cogitadas de se conter tal avanço, e, por conseguinte, suscitar formas de preservação do meio ambiente é a educação escolar. O objetivo deste trabalho é avaliar a correlação entre Educação Ambiental e a formação de uma identidade ecológica em turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, a partir de seus conhecimentos sociais e culturais. Foi realizado um estudo de caso por análise de um projeto de Educação Ambiental desenvolvido por um Grupo de Referência em Educação Ambiental Municipal em uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Fez-se uso, ainda, de entrevistas a professores e alunos da turma. Os dados coletados foram avaliados e tabulados conforme a variável de interesse. Os resultados indicam que a Educação Ambiental pode contribuir para a formação da identidade ecológica em alunos de EJA, porém, o produto dessas atividades pode ser prejudicado pela infrequência e evasão dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectIdentidade ecológicapt_BR
dc.titleEducação ambiental e EJA: caminhos para construção de uma identidade ecológicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO - MARIA MARCIA.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons