Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55861
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cláudia Ricci | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6497567060546663 | pt_BR |
dc.creator | Paulino Cordeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T13:19:03Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T13:19:03Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55861 | - |
dc.description.resumo | O cenário da maioria das bibliotecas escolares no Brasil apresenta dificuldades históricas. Há pouca infraestrutura material, tecnológica e profissional. Propõe-se uma reflexão a respeito das dificuldades mais frequentemente encontradas. As bibliotecas escolares são compreendidas no trabalho como um patrimônio cultural de grande valor e potencial. No entanto, este valor não é reconhecido nem pela comunidade, nem pelos membros efetivos da escola. As bibliotecas escolares exercem a função de difundir o livro, principal objeto representante da memória do conhecimento humano. Apesar de sua ampla potencialidade como patrimônio cultural, o cenário negativo cria empecilhos para tornar as bibliotecas espaços integrados no processo de ensino/aprendizagem das escolas. Existe uma generalizada falta de compreensão sobre a finalidade da biblioteca na escola. Modificar esta cultura de desvalorização configura-se um passo fundamental no intuito de aprimorar as bibliotecas. A integração da biblioteca nos planos pedagógicos da escola parte da compreensão de seu papel. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Integração pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Biblioteca escolar: patrimônio cultural de um povo de forma integrada ao processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Paulino Cordeiro.pdf | 392.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License