Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudia Riccipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6497567060546663pt_BR
dc.creatorPaulino Cordeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-07-06T13:19:03Z-
dc.date.available2023-07-06T13:19:03Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55861-
dc.description.resumoO cenário da maioria das bibliotecas escolares no Brasil apresenta dificuldades históricas. Há pouca infraestrutura material, tecnológica e profissional. Propõe-se uma reflexão a respeito das dificuldades mais frequentemente encontradas. As bibliotecas escolares são compreendidas no trabalho como um patrimônio cultural de grande valor e potencial. No entanto, este valor não é reconhecido nem pela comunidade, nem pelos membros efetivos da escola. As bibliotecas escolares exercem a função de difundir o livro, principal objeto representante da memória do conhecimento humano. Apesar de sua ampla potencialidade como patrimônio cultural, o cenário negativo cria empecilhos para tornar as bibliotecas espaços integrados no processo de ensino/aprendizagem das escolas. Existe uma generalizada falta de compreensão sobre a finalidade da biblioteca na escola. Modificar esta cultura de desvalorização configura-se um passo fundamental no intuito de aprimorar as bibliotecas. A integração da biblioteca nos planos pedagógicos da escola parte da compreensão de seu papel.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectIntegração pedagógicapt_BR
dc.subjectProcesso ensino/aprendizagempt_BR
dc.titleBiblioteca escolar: patrimônio cultural de um povo de forma integrada ao processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulino Cordeiro.pdf392.48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons