Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55908
Type: Artigo de Periódico
Title: Formação crítica de professores de língua inglesa: a pós-memória como resistência
Other Titles: English language teacher critical education: postmemory as resistance
Authors: Mariana Adriele Coura
Andréa Machado de Almeida Mattos
Abstract: Neste trabalho focalizaremos especificamente a influência de eventos históricos na formação do professor de línguas a partir do conceito de pós-memória, termo cunhado por Mariane Hirsch para descrever a experiência de uma segunda geração em relação a eventos históricos traumáticos vivenciados pela geração anterior. No Brasil, o Golpe Militar de 1964 e os 20 anos de ditadura que se seguiram ainda impactam todas as áreas da nossa vida, incluindo a educação e o ensino de línguas. Utilizar a memória para ajudar no enfrentamento e na problematização de acontecimentos históricos pode criar espaço para uma educação, incluindo a formação de professores, que tenta evitar os erros do passado e busca construir um futuro melhor. Por meio de geração e análise de dados de cunho qualitativo, relatamos um estudo com professores de língua inglesa atuantes em diversos contextos. Narrativas escritas das experiências dos participantes compõem os dados desta pesquisa. Com base nos resultados, vemos o potencial da pós-memória para promover consciência crítica sobre eventos históricos, fazendo uso das influências sociais, culturais e históricas na formação de professores e problematizando a relação entre histórias de vida, memória e pós-memória como ferramentas para resistência e educação crítica.
Abstract: In this paper, we will specifically focus on the influence of historical events in the education of language teachers steming from the concept of postmemory, a term coined by Mariane Hirsch to describe the experience of the second generation in relation do historical traumatic events lived by the previous generation. In Brazil, the 1964 Military Coup and the following 20 years of dictatorship still impact all areas of our lives, including education and language teaching. Using memory to help confront and problematize historical events may create space for an education, including teacher education, which tries to avoid the mistakes of the past and seeks to build a better future. Through the generation and analysis of qualitative data, we report on a study with English language teachers working in different contexts. Written narratives of the participants’ experiences constitute the data for this research. Based on the results, we see the potential of postmemory to promote critical awareness of historical events, making use of social, cultural and historical influences in teacher education and problematizing the relationship between life histories, memory and postmemory as tools for resistance and critical education.
Subject: Linguagem e línguas - Formação de professores
Resistência ao governo
Memória coletiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82270
URI: http://hdl.handle.net/1843/55908
Issue Date: Aug-2021
metadata.dc.relation.ispartof: Revista X
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação crítica de professores de língua inglesa a pós-memória como resistência.pdf706.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.