Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55923
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carla Valéria Vieira Linhares Maia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152876906603984 | pt_BR |
dc.creator | Vanessa de Souza Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-07T12:50:28Z | - |
dc.date.available | 2023-07-07T12:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55923 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema/ ou situação-problema as redes sociais no ambiente escolar, visando inserir os alunos do 8º ano I da E. M. Rosália Andrade da Glória, totalizando 17 jovens. A escola está inserida numa comunidade pobre onde a minoria dos alunos tem acesso a internet fora da escola e os que têm acesso na escola utilizam junto aos professores como forma de aprendizado. Para tanto se fez necessário identificar primeiramente os jovens alunos da escola bem como a comunidade onde estão inseridos para visualizar melhor se realmente a ação desenvolvida teria valor para estes jovens alunos. Sendo feitas visitas à comunidade e conversas informais com os alunos do 8º ano I, professores e alguns membros da escola, para verificar se realmente era uma necessidade e vontade de todos os envolvidos, confirmado o desejo de todos pelo envolvimento da escola na vida virtual dos alunos. Foi realizada uma ação na escola no sentido de inserir as redes sociais especificamente o Facebook no cotidiano escolar, onde foi criado junto ao 17 alunos envolvidos um perfil para cada jovem no Facebook, onde também foi proporcionado aos jovens alunos momento o qual tiraram fotografias para serem expostas em seus perfis e álbuns no Face. Com essa prática detectouse que os alunos se sentiram muito motivados com a ação e seus perfis na rede de relacionamento, a qual se cria uma nova cara, um novo perfil, onde não há timidez em dizer o que pensa, de se mostrar como se vestem, andam, os jovens alunos gostavam de mostrar e ver que seu mundo não é diferente ao de muitos outros jovens existentes encontraram sua real identidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Relacionamento virtual | pt_BR |
dc.title | Juventude(s) inserção de redes sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vanessa de Souza Pereira.pdf | 299.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License