Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carla Valéria Vieira Linhares Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152876906603984pt_BR
dc.creatorVanessa de Souza Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-07T12:50:28Z-
dc.date.available2023-07-07T12:50:28Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55923-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema/ ou situação-problema as redes sociais no ambiente escolar, visando inserir os alunos do 8º ano I da E. M. Rosália Andrade da Glória, totalizando 17 jovens. A escola está inserida numa comunidade pobre onde a minoria dos alunos tem acesso a internet fora da escola e os que têm acesso na escola utilizam junto aos professores como forma de aprendizado. Para tanto se fez necessário identificar primeiramente os jovens alunos da escola bem como a comunidade onde estão inseridos para visualizar melhor se realmente a ação desenvolvida teria valor para estes jovens alunos. Sendo feitas visitas à comunidade e conversas informais com os alunos do 8º ano I, professores e alguns membros da escola, para verificar se realmente era uma necessidade e vontade de todos os envolvidos, confirmado o desejo de todos pelo envolvimento da escola na vida virtual dos alunos. Foi realizada uma ação na escola no sentido de inserir as redes sociais especificamente o Facebook no cotidiano escolar, onde foi criado junto ao 17 alunos envolvidos um perfil para cada jovem no Facebook, onde também foi proporcionado aos jovens alunos momento o qual tiraram fotografias para serem expostas em seus perfis e álbuns no Face. Com essa prática detectouse que os alunos se sentiram muito motivados com a ação e seus perfis na rede de relacionamento, a qual se cria uma nova cara, um novo perfil, onde não há timidez em dizer o que pensa, de se mostrar como se vestem, andam, os jovens alunos gostavam de mostrar e ver que seu mundo não é diferente ao de muitos outros jovens existentes encontraram sua real identidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectRelacionamento virtualpt_BR
dc.titleJuventude(s) inserção de redes sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa de Souza Pereira.pdf299.86 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons